Adolescentes são internadas após cumprirem desafio dos mil agachamentos

01 de agosto de 2019

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Duas adolescentes chinesas foram parar na UTI (unidade de terapia intensiva) após completarem um desafio da web que consiste em realizar mil agachamentos consecutivos. As jovens desenvolveram quadro similar à insuficiência renal. Entenda:

Desafio dos mil agachamentos

A estudante Xiao Tang, de 19 anos, desafiou sua amiga durante uma videochamada para realizar o maior número de agachamentos consecutivos. “Nós duas não queríamos perder, então continuamos, o que resultou na conclusão de mil agachamentos”, disse a jovem à China Press.

A tarefa não foi inventada pelas garotas, visto que já existe e é divulgada em inúmeros vídeos pela web.

A dupla não tinha preparo prévio para o desafio arriscado, que durou de duas a três horas, o que resultou em consequências inesperadas e perigosas.

No mesmo dia, Xiao Tang sentiu dores, mas não se preocupou porque acreditou que fossem normais perante ao treino intenso realizado, mas no dia seguinte a situação ficou praticamente insuportável. “Minha perna não estava apenas dolorida, mas eu não podia dobrá-la. Então, fui ao banheiro e vi que minha urina estava marrom”, contou.

Rabdomiólise por excesso de exercícios

Aconselhada pelo namorado, a jovem se dirigiu ao hospital, onde testes revelaram que as taxas de mioglobina estavam altas. A proteína responsável pela oxigenação celular é produzida em excesso quando músculos se rompem. A concentração elevada fez com que a urina ficasse marrom e confirmou uma condição grave conhecida como rabdomiólise.

A doença acontece quando os rins não conseguem mais filtrar substâncias indesejáveis ​​da corrente sanguínea e ficam entupidos, o que pode levar à insuficiência renal. Muitos fatores podem levar à rabdomiólise e o exercício excessivo é uma delas.

Xiao Tang e sua amiga – que também foi hospitalizada após o desafio – foram reidratadas e tiveram seus níveis de mioglobina normalizados, o que evitou o pior e salvou seus rins.