Agnaldo Timóteo sentiu 3 sintomas incomuns antes de AVC: estado do cantor

29 de maio de 2019

|

POR Ligia Lotério

Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o cantor Agnaldo Timóteo apresentou piora do estado de saúde, segundo boletim médico divulgado na última terça-feira (28). Aos 82 anos, o artista está internado desde 20 de maio no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA).

Estado de saúde de Agnaldo Timóteo

O cantor deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Barreiras com pressão alta, vômito e baixa glicemia. Após exames, foi confirmado o quadro de AVC e Agnaldo foi transferido para o Hospital Geral, em que passou por um procedimento de cateterismo.

O cantor ainda publicou um vídeo no Instagram em que pede desculpas pelo cancelamento de um dos shows.

View this post on Instagram

Graças a Deus ….

A post shared by Agnaldo Timoteo (@agnaldotimoteo1936) on

Já o boletim médico divulgado na terça-feira (28) informou que o paciente está instável e respira com ajuda de aparelhos.

Sintomas incomuns de AVC

O AVC é uma doença que prejudica o funcionamento cerebral por meio do rompimento ou restrição de um vaso sanguíneo, o que provoca morte de neurônios e, consequentemente, sequelas.

O problema é mais comum em idosos e pode ser motivado por hipertensão, diabetes, colesterol alto, alterações genéticas ou problemas cardiovasculares.

Geralmente, os sintomas de AVC incluem alterações em apenas um lado do corpo, como perda de visão, dificuldade de fala, dormência, formigamento ou paralisia, mas há casos, assim como o de Agnaldo, em que o paciente pode apresentar manifestações comuns a outras doenças, como pressão alta, vômito e baixa glicemia, os quais podem ser facilmente negligenciados e confundidos com outras condições.

O que fazer?

Assim que os sintomas forem notados, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para um serviço de emergência, preferencialmente deitado em decúbito lateral. Quanto mais rápido o socorro for prestado, menores são as chances de morte e sequelas.

Fonte

Ministério da Saúde. AVC: o que é, causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidente-vascular-cerebral-avc