Triatlo engloba benefícios de três modalidades: regras e como começar

11 de julho de 2018

|

POR Gustavo Frank

Triatlo ou triathlon é uma combinação de três modalidades: a natação, o ciclismo e a corrida. Durante a competição, eles são realizados nesta sequência e sem interrupção. A seguir, saiba tudo sobre o esporte:

O que é triatlo?

Para conquistar o primeiro lugar, o atleta deve ser o primeiro a cumprir – no caso das regras olímpicas – os 51,5 quilômetros totais de prova, divididos em 1,5 km na natação, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. O esporte é praticado tanto por homens como por mulheres.

Regras do triatlo

As regras de triatlo são bem simples e claras para cada categoria. Além das distâncias que o atleta deve percorrer, a largada, as áreas de transição e a chegada das provas devem acontecer no mesmo lugar.

A área de transição é onde os atletas se preparam para trocar de modalidade. É lá que eles colocar capacetes, vestem o traje adequado, etc.

Veja as regras para cada etapa:

Natação

A largada é dada com todos os competidores posicionados uns ao lado dos outros em uma linha horizontal. A marcação é feita por boias no mar, que servem como guias para os atletas.

A falta na etapa ocorre quando um dos adversários atrapalha o rendimento do outro, gerando 30 segundos de punição na área de transição para a etapa seguinte.

Ciclismo

Como já foi dada a largada e cada competidor terá sua marcação de tempo para chegar ao local, no ciclismo a única regra a ser cumprida é não colocar os pés no chão durante o percurso.

Corrida

As regras para corrida são restritas às vestes: não é permitido correr descalço, sem camisa ou utilizando óculos de natação ou a touca da prova anterior.

História do triatlo

 

Prova de natação em triatlo.

Pavel1964/Shutterstock

O triatlo surgiu na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, na década de 1970, com Jack Johnstone e foi disputada no San Diego Track Club.

No entanto, foi só em 1978, no Havaí, que a modalidade teve uma competição oficial. Na ocasião, os atletas foram testados para descobrir qual deles possuía o melhor condicionamento físico entre os ciclistas, nadadores e corredores.

A estreia do triatlo olímpico aconteceu nos jogos de Sidney, em 2000, depois de serem feitas algumas alterações de normas pela União Internacional de Triatlo (ITU) para tornar o esporte mais atrativo ao público. Entre as mudanças, estavam a uniformização dos trajes, a presença de logomarcas e patrocinadores e o limite de três atletas masculinos ou femininos para cada equipe.

Benefícios do triatlo

Por ser uma prática que envolve a natação, o ciclismo e a corrida, o esporte triatlo fortalece os músculos de todo o corpo e proporciona resultados não só para o físico, como também para o psicológico. Confira todos seus benefícios:

  • Perda de peso e prevenção da obesidade
  • Melhora da capacidade do sistema respiratório
  • Prevenção da diabetes e outras doenças crônicas, como hipertensão e colesterol
  • Diminuição do risco de osteoporose
  • Combate à depressão
  • Menor risco de problemas cardiovasculares
  • Melhora da autoestima

Contraindicações

Devido à alta exigência do funcionamento cardiorrespiratório, pessoas que possuem problemas cardiovasculares devem procurar um médico antes de começarem a praticar o triatlo.

Como funciona o treino?

 

Prova de ciclismo em triatlo.

Pavel1964/Shutterstock

Primeiramente, é preciso que o indivíduo estabeleça um condicionamento físico adequado para os três esportes. Começar pela corrida é o mais adequado, assim a adaptação para os outros dois é mais fácil, visto que a respiração e a resistência são as principais bases para a modalidade, o ciclismo e a natação.

A partir disso é traçado o perfil do atleta, ou seja, identificado seus pontos fracos e pontos fortes para o respectivo treinamento.

Inicialmente, o treino deve ser semanal e com distâncias menores que as estabelecidas pelas regras oficiais para que o atleta comece a pegar o ritmo do triatlo. Ao longo do tempo, os níveis de dificuldade são aumentados progressivamente a fim de estabelecer o condicionamento adequado.

A fadiga e incômodos musculares podem aparecer no começo, por isso é preciso ter acompanhamento com especialistas, como um fisioterapeuta, educador físico e ortopedista.

As transições requerem o conhecimento geral de todos os equipamentos necessários para a realização dos três esportes.

Como começar a praticar?

O treinamento do triatlo começa com a procura por um profissional da saúde que possa fazer uma avaliação completa do estado físico do atleta, o que inclui testes antropométricos e principalmente, ergométricos/ergoespirométricos.

Depois, é preciso comprar os equipamentos necessários, como o tênis para a corrida, a bicicleta, o capacete, roupa de natação, entre outros.

Então, o treinador responsável deve montar treinos sem medição de tempo e, com o passar do tempo, começar a estabelecer algumas metas de distância e período..

A natação exige o correto aprendizado da respiração, já o ciclismo requer que o atleta consiga realizar curvas e retomadas bem-feitas. É importante também preparar o condicionamento físico para as transições, como do ciclismo para a corrida, visto que ambas exigem a força das pernas.

Como preparar meu corpo?

Seguir uma dieta adequada é essencial para a realização do esporte. O consumo de nutrientes desde o café da manhã é importante para reservar energia para os treinos. Confira alguns dos alimentos que auxiliam na prática:

  • Muita água
  • Leite desnatado
  • Iogurte
  • Cereais
  • Pães

Principais competições de triatlo

 

Prova de corrida em triatlo.

Maxisport/Shutterstock

As distâncias percorridas pelos atletas de triatlo são o que diferem as competições no mundo.

Aqui, vale ressaltar que a Ultraman é a única, dentre as outras, que reserva 3 dias para a competição, ao contrário das outras, que são realizadas em apenas um dia.

Além dela, o Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas pois o percurso é mais longo. Sua duração média é de nove horas.

Confira quais são as competições e quais são suas distâncias:

  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida
  • Triatlo olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida
  • Meio-Ironman: 1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida
  • Ironman: 3.8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida
  • Ultraman: 10 km de natação / 421 km de ciclismo / 84 km de corrida