Está de quarentena? Confira dicas para treinar em casa

Atualizado em 20 de março de 2020

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Em tempo de quarentena por causa do novo coronavírus (COVID-19), e com as academia fechadas, a maioria das pessoas deixarão sua rotina de exercícios de lado. Porém, as pessoas não precisam ficar paradas, muito pelo contrário, existem diversos exercícios que podem ser realizados em seu próprio lar. Veja algumas dicas de como treinar em casa.

Como treinar em casa em tempos de quarentena?

Mesmo fora da academia, há diversas formas de se exercitar em casa aproveitando diversos ambientes. Quanto mais ativo seu corpo fica, mais preparado e disposto ele vai estar para qualquer outra atividade.

O foco e importância destes exercícios em casa é fazer a pessoa tentar se manter sempre ativa, se movimentando, seja fazendo deveres do lar ou alguma atividade específica.

Como começar?

Segundo a educadora física Raquel Quartiero, uma maneira fácil para começar é escolher um horário onde nada vai impedir de você treinar.

Portanto, coloque o horário em uma agenda e cumpra a tarefa. Escolha exercícios simples de aplicar, somente com peso corporal, que sejam rápidos e divertidos e que façam a pessoa estabelecer uma rotina facilmente.

“Minha recomendação é que as pessoas façam independente do horário, seja de noite, tarde ou de manhã. No momento é melhor se preocupar em realizar uma rotina de exercício que pode ser concluída com sucesso”, explica Raquel.

Onde treinar?

Para realizar os treinamentos, basta utilizar qualquer local que tenha espaço o suficiente para se fazer exercícios.

“Pode treinar na sala, cozinha, varanda ou até mesmo no banheiro caso tenho um espaço adequado. Para treinar nesses ambientes basta um colchonete ou apenas uma toalha”, conta a educadora física.

Precisa de acessórios?

Não é necessário e nem obrigatório ter acessório ou aparelhos para fazerem exercícios em casa.

As pessoas acham que os aparelhos de academia que dão resultados, mas na verdade os resultados são através de uma metodologia passo a passo (de iniciante até o avançado), que trabalhe a intensidade de maneira gradual.

Então, pode fazer exercício em casa num plano de ação correto com apenas exercícios do próprio corpo. Como o treino é em casa, pode fazer os exercícios sem tênis, ou seja, descalço.

Melhores exercícios para fazer em casa

Prefira os exercícios mais simples e que trabalham todos os grupos musculares, que são os agachamentos e o burpee (apoio no chão e salta para cima).

Conheça aqui os melhores exercícios para fazer em casa e aprenda! 

Um bom treino é dividido pelo nível da pessoa: iniciante (aos que não tem muito tempo de academia), intermediário ou avançado (aos que frequentam bastante tempo).

Treinar de maneira aleatória, buscando qualquer exercício na internet, fazendo a cada hora um nível não garante os resultados.

Dentre as melhores opções de exercícios, estão:

Exercícios aeróbicos podem ser fáceis e práticas opções, que qualquer pessoa consegue fazer, como:

Como manter regularidade?

“A prática dos exercícios e a regularidade variam de acordo com você, o indicado seria de no mínimo três vezes por semana, a hidratação também é muito importante”, explica o educador físico Adriano Luiz.

Executar os movimentos corretamente e respeitar a individualidade de cada um é fundamental para evitar lesões e patologias.

“Use a amplitude de movimentos corretamente, estabilize bem os joelhos, e faça os exercícios de forma lenta, já é um grande passo”, conclui Adriano.

É recomendado manter contato com um profissional para que ele possa passar a série mais indicada e ensinar corretamente a execução dos exercícios.