Tênis de quadra: como jogar, benefícios, regras, história e mais

10 de julho de 2018 ● POR Gustavo Frank

O tênis de quadra é um dos esportes mais eficazes para quem está a fim de trabalhar todos os músculos do corpo, além de ser ótimo para aqueles que procuram uma atividade divertida e competitiva.

A modalidade pode ser jogada por até quatro pessoas em uma mesma quadra, sendo duas para cada time, e engloba homens e mulheres. O intuito do esporte é a marcação de pontos por meio da utilização de uma raquete e de uma bola.

Regras do tênis de quadra

 

Bola de tênis de quadra.

Bobex-73/Shutterstock

A decisão sobre quem faz o primeiro saque do jogo de tênis é determinada a partir de um sorteio.

Então, o sacador, como é chamado o jogador responsável por dar início à partida, deve ficar com o pé fora da quadra até a bola ser validada.

Os saques requerem que o jogador reveze o lado em que irá lançar a bola, começando pelo direito e depois indo para o esquerdo e assim em diante.

Acertos e erros

O ponto é marcado quando a bola é batida, quica na quadra oposta, mas o adversário não consegue  rebatê-la.

Já os erros acontecem quando a bola não passa pela rede ou quica diretamente para fora da área de serviço da quadra. Neste caso, é oferecida uma segunda chance ao sacador, que se cometer o erro novamente dá um ponto para o rival.

Divisão do tempo e pontuação

O tênis de quadra tem três marcações: os pontos, os games e os sets. Entenda cada um:

Games

São constituídos por um conjunto de pontos, sendo eles 15, 30, 40 e o game.

Vale ressaltar que a contagem é feita com esta proporção, mas não corresponde à quinze acertos, por exemplo. Um ponto equivale a 15, o segundo a 30, o terceiro a 40 e o quarto fecha o game.

Sets

Para vencer o set, os jogadores devem conquistar seis games e manter uma vantagem de ao menos dois games em relação ao adversário.

Se um set ficar empatado em 5-5, a partida continua até que um dos times consiga pelo menos 7 games vitoriosos.

Já o vencedor é o time que atingir um número de sets pré-definido, que varia entre dois e três.

Faltas

A penalizações acarretam na perda de um ponto e ocorrem se o jogador não respeitar a área de saque, tocar a rede ou a bola com qualquer parte do corpo, tocar a rede com a raquete ou rebater a bola enquanto ela ainda ocupa o espaço aéreo do oponente.

Dimensão da quadra e da bola

 

Quadra, bola e raquete de tênis de quadra.

Kjpargeter/Shutterstock

A bola é feita de lã e fibras artificiais e mede aproximadamente 6,4 cm de circunferência e pesa de 57 a 58 gramas.

Já a rede tem 8,2 metros de largura e fica posicionada no meio da quadra, que mede 23,8 metros de comprimento.

Como surgiu o tênis?

A história do tênis de quadra começou na França, no final do século XII e início do XIII, com o jogo da palma, chamado de “jeu de paume”, – visto que os jogadores não usavam raquetes e sim a mão para fazer os lançamentos da bola contra um muro.

Já no século XIV, começou a utilização de um instrumentos que, mais tarde, daria origem à raquete, chamado de “battoir” – um pedaço de madeira em formato de pá que, depois, ganhou um cabo e cordas trançadas.

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, com o tempo o tênis deixou de ser jogado com a bola contra o muro e passou a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu assim o “longue-paume”, modalidade que permitia a participação de mais de um jogador de cada lado.

Como funciona a aula?

Nas aulas de tênis, o professor ensina aos alunos as regras fundamentais do jogo e leciona técnicas para usar a raquete e, consequentemente, realizar saques e outros movimentos que repercutem na pontuação.

Quais são os benefícios do tênis de quadra?

 

saúde do coração

O tênis beneficia todos os músculos do corpo, já que o jogador usa as pernas para correr atrás da bola e os braços para realizar os saques e defesas. Tais movimentos fortalecem não só os músculos locais, mas todos os outros adjacentes, como glúteos e abdômen.

Confira quais são seus benefícios do tênis de quadra para o corpo e psicológico:

  • Auxilia no emagrecimento, queimando até 500 calorias por partida
  • Fortalece os músculos
  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Favorece a coordenação motora
  • Trabalha a disciplina
  • Melhora o reflexo do corpo

Quem não pode jogar?

Não há riscos oficiais para a prática de tênis de quadra, uma vez que ele pode ser aderido por crianças até idosos, todavia é necessário respeitar os limite físicos de cada um e consultar previamente um médico em caso de doenças cardíacas ou lesões musculares ou osteoarticulares.

Como começar a praticar?

Primeiramente, é preciso comprar os equipamentos básicos, que são raquete – que não deve ser nem muito leve, nem muito pesada – e bola.

Existem clubes públicos e privados que alugam ou cedem quadras de tênis para prática.

Já o traje geralmente inclui um calçado confortável, munhequeira, shorts e camiseta.

Como devo me alimentar?

A alimentação do jogador de tênis deve ser orientada por um nutricionista e conter carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais a fim de evitar câimbras e manter um bom nível de concentração e energia para a disputa.

Alguns alimentos indicados são:

  • Iogurte desnatado
  • Pão integral
  • Queijo branco
  • Banana
  • Aveia
  • Frutas
  • Saladas de alface, tomate e rúcula
  • Frango
  • Arroz
  • Lentilha