8 sinais de cansaço no corpo para você ficar atento

Atualizado em 20 de fevereiro de 2018

|

POR Redação

O cansaço é uma sensação que todo mundo sabe identificar, principalmente quando bate a exaustão. Mas você sabia que existem alguns sinais de cansaço no corpo que muitas vezes passam despercebidos?

Para elencarmos todos aqui, pedimos ajuda ao diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, Rodrigo Lobo, que destacou oito alertas do organismo de que precisamos parar e relaxar. 

Confira abaixo:

8 sinais de cansaço no corpo

1. Interferência negativa nas atividades cotidianas

“O cansaço pode atrapalhar o lado profissional, as relações familiares e com os amigos, além de inúmeras situações do dia a dia”, conta Lobo. Não deixe de sair, conversar ou de dedicar seu tempo a algum hobby, mas é importante tirar um tempo para descansar também.

2. Queda de imunidade

“Quando uma pessoa está cansada, o organismo fica mais suscetível a doenças”, lembra o profissional. Se pegar um resfriado ou outra enfermidade que não costuma te atingir, pode ser que está se esforçando mais do que deveria.

3. Fragilidade física

“Se você pratica atividades físicas com frequência, abre-se uma janela para o aparecimento de lesões”, diz. “O corpo perde a capacidade de atenuar a sobrecarga mecânica.” Ou seja, se você se exercitar de forma exagerada, as chances de contusão são maiores quando se está cansado.

4. Sono desregulado

Tanto a insônia quanto o excesso de sono podem ser sinais de cansaço no corpo. “O organismo não consegue relaxar ou não é capaz de despertar para atividades cotidianas”. Logo lembra que dormir bem todas as noites é fundamental na vida de qualquer pessoa.

5. Indisposição e desmotivação para treinar

“Mesmo que seja um treino curto, a pessoa costuma perder a vontade de fazê-lo com qualidade”, comenta. A atividade perde o sentido e falta prazer ao calçar o tênis e sair para se exercitar.

6. Mudança de humor

“É um dos sinais mais evidentes de que o corpo está cansado”, afirma Lobo. “Aumenta a possibilidade de atritos e discussões no ambiente familiar e de trabalho.”

7. Perda de performance

“Esse é outro alerta muito claro que o corpo sinaliza quando está precisando descansar”, garante Lobo. “A queda de rendimento não só no trabalho como nos exercícios que pratica é evidente, e isso acontece devido a uma série de fatores, como a fadiga muscular e a desregulação hormonal”.

8. Aumento da frequência cardíaca em repouso

Esse sinal pode ser um problema. “O corpo perde a capacidade de se acalmar e ajustar o metabolismo”, explica o profissional. Se em repouso o batimento cardíaco está mais alto do que o normal, durante um treino – ou qualquer outro esforço físico – ele consequentemente estará mais elevado.