Pré-treino: como se preparar para a hora da academia?

Atualizado em 15 de dezembro de 2017

|

O pré-treino, seja para fazer musculação ou exercícios aeróbicos, exige cuidados com o aquecimento do corpo e com a alimentação. Muitas pessoas acreditam que basta chegar na academia e começar a malhar, mas isso pode causar queda de pressão, tontura e até desmaios caso você não tenha se preparado adequadamente.

A dupla alongamento-aquecimento é indispensável antes de iniciar os exercícios, até mesmo para quem pratica atividades físicas regularmente. Algumas academias possuem uma área somente para alongamento, com instruções em imagens ou vídeos de como se aquecer.

O importante é iniciar os exercícios de forma leve, sem atingir diretamente a capacidade máxima. Ou seja, caminhar em uma esteira, acelerando aos poucos, e fazer exercícios de alongamento antes da musculação, são práticas obrigatórias para quem quer ter um bom desempenho durante o treino, evitando câimbras, dores musculares e até mesmo o risco de lesões.

Como cuidar da alimentação?

Renata F. Safiotti, nutricionista e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP, alerta sobre a alimentação antes do treino. “Em primeiro lugar, é preciso cuidado com alimentos gordurosos e ricos em proteína, como iogurte, leite e frituras, pois esses alimentos têm absorção mais lenta e podem prejudicar a liberação de energia e o rendimento, além de causarem desconforto gástrico.”

Ingerir proteínas, frutas e fibras é importante. No entanto, um dos grupos alimentares mais criticados não pode ser deixado de lado. “O carboidrato é o nutriente fonte de energia para o corpo. Antes da atividade física devemos consumir alimentos ricos em carboidratos para garantir essa energia durante todo o treino. Batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral, fruta com aveia, suco de fruta, são opções interessantes de pré-treino”, complementa Renata. Alimentar-se cerca de uma hora antes de ir para a academia também é indicado.

Confira abaixo dicas da Paula Castilho, nutricionista da Sabor Legal, para se alimentar antes do treino

Para exercício aeróbico

  • Pré-treino de manhã: pão integral, peito de peru, queijo light e café com leite desnatado
  • Pré-treino à tarde: fruta e aveia
  • Pré-treino à noite: iogurte, granola e fruta

Para musculação

  • Pré-treino de manhã: pão integral, peito de peru, queijo light e café com leite desnatado
  • Pós-treino de manhã: whey, água e fruta
  • Pré-treino à tarde: fruta e aveia
  • Pós-treino à tarde: whey, água com e fruta ou barra de proteína
  • Pré-treino à noite: iogurte, granola e fruta
  • Pós-treino à noite: whey, água e fruta ou barra de proteína