Prancha lateral: benefícios e como fazer corretamente

05 de outubro de 2018

|

POR Ligia Lotério

O exercício prancha lateral é um dos poucos movimentos que trabalha especificamente a lateral do corpo, mais especificamente a cintura escapular, o braço, os músculos oblíquos e abdominais profundos e o quadril.

Isométrico, esse movimento é uma variação da prancha abdominal comum e pode ser um pouco difícil no começo, mas se torna mais fácil conforme o tempo de prática aumenta.

A seguir, saiba como fazer prancha lateral e seus benefícios:

Benefícios da prancha lateral

Com o abdominal prancha lateral é possível trabalhar unilateralmente e isolar alguns músculos do corpo, de modo a identificar possíveis fraquezas e resolvê-las antes que se tornem crônicas.

Com isso, há melhora da postura, do equilíbrio e prevenção da dor nas costas. Por fim, esse exercício ainda pode ajudar a definir o abdômen, os braços e a cintura.

Como fazer prancha lateral?

Deite-se sobre o lado direito do corpo com as pernas esticadas. Apoie seu cotovelo no chão, logo abaixo do ombro, e sustente-se de modo que seu quadril e joelho fiquem suspensos e seu corpo trace uma linha diagonal. Apoie a mão esquerda na coxa.

Fique por quinze segundos e descanse por 30. Repita de três a quatro vezes. Conforme for praticando, aumente o tempo na prancha lateral.