Handebol é um superesporte: benefícios, regras, história e mais

10 de julho de 2018 ● POR Gustavo Frank

Benéfico para o funcionamento de todo o corpo, o handebol é um esporte em que duas equipes, cada uma com sete jogadores, trocam passes apenas com as mãos com o objetivo de fazer um gol no time adversário. Neste caso, o goleiro é o único que pode usar os pés para realizar as defesas.

Saiba tudo sobre ele a seguir:

Regras do handebol

Com 14 jogadores na quadra, as partidas têm 60 minutos de duração e são divididas em dois tempos, cada um com 30 minutos e um intervalo de 10 minutos.

Caso haja empate, há acréscimo de dois tempos de 5 minutos para decidir o placar. Se mesmo assim a contagem de pontos permanecer igual, os jogadores devem disputar os tiros de sete metros, semelhante a cobrança de pênalti no futebol.

Supervisionados por dois árbitros e um cronometrista, os jogadores podem dar no máximo três passes com a bola na mão, após isso eles precisam quicá-la no chão ou passá-la para um companheiro de time, caso contrário a partida é interrompida com a justificativa de falta.

 

Desenho de time de handebol

mixform desig/Shutterstock

 

Para tirar a bola do adversário, o jogador pode usar uma das mãos aberta. Qualquer ação diferente dessa, como agarrar a bola, é irregular, assim como puxões e empurrões. Se isso ocorrer, o juiz marca um “tiro” a 7 metros de distância do gol.

Vale reforçar que é permitido bloquear o adversário com o próprio corpo a fim de impedir passes ou jogadas.

Para fazer o gol, o atacante não pode entrar na área do goleiro. É possível lançar a bola de fora dela ou dar um salto e fazer o lançamento enquanto ainda está no ar.

Faltas

As faltas no handebol ocorrem quando há agressão, roubo indevido, contato das pernas ou outras partes do corpo com a bola (exceto o goleiro) e quando o jogador deixa retém a posse de bola por tempo demais sem quicá-la no chão.

Existe o cartão amarelo e o vermelho, sendo que cada um corresponde a um grau de gravidade:

Cartão amarelo

Funciona como uma advertência para alguns tipos de faltas já citadas anteriormente. O máximo de cartões amarelos que um jogador pode levar durante uma partida são três.

Caso receba dois, o atleta deve sair da quadra por 2 minutos. No terceiro, ele é desclassificado, equivalendo ao peso do cartão vermelho.

Cartão vermelho

No caso das faltas mais graves, o jogador leva um cartão vermelho que corresponde a sua expulsão da partida e outro jogador fora da quadra por 2 minutos.

Como é a bola de handebol?

A bola de handebol é feita obrigatoriamente com couro ou outro material sintético de mesmo peso – algo que repercute em seu lançamento e nos passes entre os jogadores.

Sua medição é diferente entre os times masculinos e femininos, sendo 58,4 cm de circunferência e 453,6 gramas e 56,4 cm de circunferência e 368,5 gramas, respectivamente.

Qual é a dimensão da quadra de handebol?

 

Quadra de handebol vazia.

Valentyn Tkachenko/Shutterstock

A quadra do handebol tem 40 x 20 metros, seus gols medem 2 x 3 metros e os pisos geralmente são feitos com madeira envernizada.

Como surgiu o handebol?

A história do handebol começou na Alemanha, em 1919, com o professor de educação física Karl Schelenz, que faleceu em 1956.

As primeiras partidas aconteceram em Berlim durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e era de prática exclusiva das mulheres. Depois, passou a ser jogado também por homens e ganhou outros países europeus e de outros continentes do mundo.

Antes de integrar os jogos olímpicos, em 1972, o handebol antigamente contava com 22 de jogadores, 11 de cada time.

Como funciona a aula de handebol?

Nas aulas, primeiro são explicados os fundamentos técnicos do handebol e é ensinado e praticado o desenvolvimento da técnica para realizar os saltos e passes.

Então, são definidas as posições dos jogadores de handebol, segundo suas habilidades, desde o ataque até a defesa, além do papel de goleiro. Em seguida, ambos os times se enfrentam enquanto o treinador os corrige e orienta.

7 benefícios do handebol

 

Homem segurando bola de handebol.

DarioZg/Shutterstock

Tonifica

O handebol melhora o condicionamento físico por ser um esporte que envolve muita agilidade, fortalecendo os músculos do corpo inteiro.

Isso porque o jogador usa os braços para realizar os lançamentos da bola, as pernas para correr o campo e realizar saltos.

Emagrece

O esporte também ajuda a emagrecer, já que queima até 750 calorias por partida.

Espírito de equipe

A modalidade auxilia ainda no trabalho em grupo, já que as jogadas são feitas todas em coletivo, o que também favorece a socialização.

Para o coração

O handebol também tem alta exigência cardiorrespiratória, o que ajuda a melhorar o condicionamento físico, a circulação sanguínea e a proteger o coração

Reflexo, coordenação e disciplina

Outro benefício do handebol é o trabalho do reflexo e da coordenação motora, que já melhoram em poucos treinos, além do estímulo à disciplina.

Quem não pode praticar?

Quem tem lesões nos joelhos, ombros ou coluna precisa consultar um ortopedista e/ou fisioterapeuta antes da prática para receber as devidas recomendações, já que os impactos e movimentos bruscos podem piorar condições pré-existentes.

Como começar a praticar handebol?

Assim como na maioria dos esportes, é preciso ter um uniforme que corresponda ao time, já que todos devem usar a mesma cor. Os números que ficam na parte de trás da camiseta devem ter 20 cm de altura, enquanto os que ficam na frente devem ter 10 cm – sendo eles de 1 a 20.

É feito ainda o uso de sapatilhas e do cabelo preso. Acessórios como anéis e colares não são permitidos devido ao constante contato com outros jogadores e risco de lesões.

Os alimentos indicados para quem vai jogar handebol são ricos em água, proteínas e vitaminas, tais como:

  • Leite
  • Iogurte desnatado
  • Banana
  • Peixes
  • Aveia
  • Azeite de oliva
  • Peito de frango
  • Batata-doce
  • Chá-verde
  • Ovos