Hiponatremia: controle a perda de sódio durante a atividade física

Atualizado em 07 de agosto de 2019

|

POR Redação

O sódio exerce papel biológico importante no equilíbrio hídrico da água presente no nosso corpo. Durante a atividade física, esse elemento é liberado junto com o suor. Por isso, manter seu nível regulado é fundamental para a saúde dos esportistas. Em deficiência, o atleta pode sofrer de hiponatremia – baixa do sódio circulante no sangue.

A maior parte dos esportistas se preocupa muito com a desidratação e se esquece da importância do sódio para o funcionamento do organismo – e para a saúde durante a prática de uma atividade. Ao ingerir muita água, a concentração de sódio no sangue cai ainda mais.

Sintomas

A hiponatremia provoca alterações no sistema nervoso central – gerando problemas como apatia, náusea, vômito, alterações de consciência e, até, convulsões.

Causas

O suor liberado durante a corrida ou outro exercício físico contém o sódio. As baixas quantidades desse elemento no sangue são o problema.

Prevenção e tratamento

Com a hidratação, além de repor a água, o atleta precisa regular os níveis de sódio no sangue com bebidas isotônicas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), em atividades prolongadas (com mais de uma hora de duração), o atleta precisa ingerir líquidos com de 0,5 a 0,7 g de sódio por litro.

Acompanhamento nutricional

Para manter os níveis de sódio – e outros elementos –, é importante a consulta com um nutricionista.

Fonte: Dr. Pedro Baches Jorge, médico do esporte pela SBMEE e assistente do grupo do Trauma do Esporte da Santa Casa de São Paulo