Caminhada: emagrece? Veja benefícios e dicas para começar

10 de dezembro de 2018

|

POR

Caminhada é uma das atividades físicas mais fáceis e acessíveis, além de ser capaz de proporcionar saúde e bem-estar. É um exercício que pode ser praticado por pessoas com diferentes idades e níveis de condicionamento físico. A seguir, conheça seus benefícios e como começar a praticar.

Benefícios da caminhada

A caminhada, geralmente, é um dos primeiros passos para iniciar a prática de atividades físicas, sendo repleta de benefícios, tais como:

  • Melhora da circulação
  • Mais oxigenação para o cérebro
  • Prevenção da osteoporose
  • Prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão e AVC
  • Melhora da capacidade pulmonar
  • Prevenção contra Alzheimer
  • Prevenção contra fibromialgia
  • Fortalecimento muscular

Caminhada emagrece?

Realizar caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos, além de manter o metabolismo ativo, também facilita o processo de emagrecimento. Contudo, para isso é importante manter conjuntamente uma dieta equilibrada.

Para potencializar a perda de peso, é válido progredir gradualmente com a velocidade da caminhada, deixando-a cada vez mais rápida.

Esteira ou ar livre?

A caminhada ao ar livre é considerada melhor pois, além de partir de um movimento natural de projeção, permite aproveitar fatores externos, como a natureza, o vento e o sol.

A caminhada na esteira possui os mesmos benefícios, porém exige menos esforço pelo fato da esteira passar por baixo dos pés, não favorecendo uma projeção natural.

Simulador de caminhada: vale a pena?

O simulador de caminhada é mais indicado para situações em que é necessário evitar impacto, como pós-operatório e lesões nos membros inferiores, mas também pode ser utilizado por pessoas sem necessidades específicas no dia a dia.

O aparelho também é uma boa alternativa para quem não dispõe de muito tempo, visto que pode ser mantido em casa, por exemplo, possibilitando conciliar o exercício com a rotina de tarefas diárias.

Como iniciar

A caminhada deve ser iniciada gradativamente. Por exemplo:

  • 1ª semana: 10 minutos de caminhada por dia
  • 2ª semana: 15 minutos de caminhada por dia
  • 3ª semana: 20 minutos de caminhada por dia

Dessa forma, será possível criar uma percepção de melhora de condicionamento.

Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante procurar um médico e efetuar um check-up para saber se a saúde está apta para tal.

Tênis para caminhada

Os melhores tênis para caminhada são os que possuem menor amortecimento. Sim, é isso mesmo. O amortecimento pode causar lesões devido à instabilidade dos pés dentro do calçado, podendo sobrecarregar as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril.

Cuidados

Não existem contraindicações, pois a caminhada é um movimento natural e extremamente necessário para longevidade.

Porém, pessoas recém operadas, seja do quadril, joelho ou qualquer estrutura do corpo que delimite a movimentação, por exemplo, precisam de instrução profissional adequada para realizar a atividade.

Além disso, é indicado usar roupas leves e adequadas ao clima, além e beber água e se alongar antes e depois da caminhada.

Por fim, é recomendado evitar caminhar em períodos de calor intenso, como das 11h às 14h, e usar protetor solar, óculos escuros e chapéus para proteger do sol.

Tais cuidados na caminhada são imprescindíveis para prevenir lesões e problemas decorrentes da exposição solar desprotegida, como insolação e queimaduras.

Fonte

Personal Trainer Danilo Natale Bortman – CREF 119675-G/SP