4 benefícios da Yoga que vão te surpreender

Atualizado em 21 de março de 2018

|

POR Redação

Os benefícios da Yoga são inúmeros — ela pode, por exemplo, aumentar a flexibilidade e reduzir os sintomas do estresse.

A prática, no entanto, pode fazer muito mais do que ajudá-lo a virar o corpo do avesso e encontrar a paz interior. Por meio de posturas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento, é possível conseguir benefícios surpreendentes. Conheça todos eles abaixo!

4 benefícios da Yoga

1. Aumento da imunidade

Recentemente, uma pesquisa feita pela Universidade de Oslo (Noruega) descobriu que a prática da Yoga mexe com genes que aumentam a imunidade em níveis celulares.

Os cientistas acreditam que essas mudanças ocorreram enquanto os participantes do estudo praticavam a yoga, e foram maiores em comparação com o grupo que caminhava na natureza, enquanto ouvia músicas suaves.

2. Alívio para enxaquecas

Com o objetivo de explorar a eficácia da medicina alternativa em pessoas que sofrem de enxaqueca, um estudo da Universidade de Rajasthan (Índia) reuniu 72 voluntários com diferentes graus da enfermidade.

Durante três meses de pesquisa, os cientistas verificaram se a Yoga seria mais efetiva no tratamento da dor de cabeça do que a auto-medicação.

Depois do estudo, os especialistas constataram que a intensidade da enxaqueca do grupo da Yoga diminui bem mais do que o grupo que se medicou por conta própria.

3. Melhora qualidade do sono

Pesquisadores da Universidade de Harvard (Estados Unidos) mostraram que oito semanas de prática diária de Yoga ajudaram a melhorar a qualidade do sono de pessoas com insônia.

Outro estudo, este realizado pelo centro médico da Universidade de Rochester (Estados Unidos), constatou que duas sessões semanais de Yoga, durante quatro semanas, foram suficientes para ajudar pessoas com câncer a dormir melhor e se sentirem menos cansadas.

Isso pode ser benéfico para esses pacientes, que precisam lidar com os efeitos colaterais persistentes e debilitantes da doença.

4. Combate os ataques de gula

A Yoga também pode auxiliar pessoas que estão na luta contra a balança.

Segundo estudo da Universidade de Washington (Estados Unidos), a prática regular da atividade está relacionada com um estado de consciência das sensações físicas e emocionais associadas ao ato de comer.