6 atividades do cotidiano que ajudam a emagrecer

Atualizado em 28 de agosto de 2018

|

POR Redação

Por mais saúde e uma qualidade de vida melhor, algumas pessoas travam uma batalha diária contra a balança. Muitas vezes, essa luta é atrapalhada pela correria do dia a dia, que pode nos forçar a comer alimentos calóricos e deixar um pouco de lado a prática de exercícios.

Porém, o que algumas pessoas não sabem é que é perfeitamente possível eliminar calorias com pequenas atividades do cotidiano.

Por exemplo, se você levar o seu cachorro para para dar uma volta todo dia, poderá queimar até 150 calorias por hora. “Passear com o pet nada mais é do que uma caminhada em ritmo leve”, afirma Leandro Sandoval, diretor técnico da Life Training.

Mas se você não tiver um cachorrinho de estimação, não precisa se preocupar. Existem inúmeras outras atividades comuns da rotina que podem auxiliar na perda de peso. Veja algumas dicas abaixo:

6 atividades do cotidiano e quantas calorias você pode perder

1. Caminhar

Quantidade de calorias perdidas: 250 a 400 kcal por hora

Em ritmo leve, uma caminhada queima em média 250 calorias por hora. Com intensidade moderada, é possível perder 300 calorias por hora.

Agora, se a atividade for realizada de forma rápida, elimina-se cerca de 400 calorias também em um espaço de apenas 60 minutos. Além disso, o treinador também destaca os benefícios que a caminhada traz para a saúde.

“O hábito de caminhar ajuda a reduzir peso, gordura corporal, nível de colesterol e risco de infarto. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, a massa óssea, muscular e o metabolismo. Melhora a qualidade do sono, a autoestima, o condicionamento físico e regula a pressão arterial”, conta Sandoval.

2. Dançar

Quantidade de calorias perdidas: 300 a 700 kcal por hora

Em ritmo intenso, a dança pode eliminar até 700 calorias por hora. Se for praticada de forma mais leve, diminui um pouco e fica em torno de 300 calorias, já que dificilmente alguém dança por uma hora inteira sem parar.

3. Jogar futebol com os amigos

Quantidade de calorias perdidas: em média, 900 kcal por hora

Sabe aquela pelada de final de semana? Se você tomar os devidos cuidados, como procurar uma avaliação médica antes de sair jogando e se controlar para não exagerar no churrasco e na cerveja depois da partida, ela pode ser uma grande aliada na perda de peso.

“Em uma hora de jogo de futebol, é possível queimar 900 calorias, em média. Esse número depende do nível do esforço feito durante os jogos”, conta o treinador.

4. Fazer faxina

Quantidade de calorias perdidas: até 150 kcal por hora

Varrer a casa, esfregar o chão e a janela, lavar roupa, aparar o jardim…Atividades do cotidiano, como essas, costumam eliminar cerca de 150 calorias por hora.

5. Ir ao shopping e ao supermercado

Quantidade de calorias perdidas: em média, 100 kcal por hora

Dá para perder calorias no shopping? Pois saiba que sim. Ao olhar vitrine por vitrine ou fazer compras no supermercado, estamos nos movimentado e fazendo uma espécie de caminhada bem leve.

Segundo Sandoval, essas atividades não podem ser relacionadas a desempenho físico ou a uma grande perda de peso, mas ajudam a queimar algo em torno de 100 calorias por hora.

Você só precisa ser forte e resistir às tentações do fast food da praça de alimentação do shopping, e aos alimentos gordurosos e industrializados presentes nas gôndolas do supermercado.

6. Trocar o elevador pela escada

Quantidade de calorias perdidas: até 100 kcal a cada cinco andares

Uma atitude simples e fácil de tomar, mas que geralmente não fazemos única e exclusivamente por preguiça, subir cinco andares de escada por dia pode queimar cerca de 100 calorias.

“Trocar o elevador pelas escadas pode trazer excelentes benefícios para o corpo, como melhorar o fôlego, condicionamento físico, fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos”, revela o treinador.

Mas, para realizar essas e qualquer outra atividade com frequência, é preciso tomar alguns cuidados.

“Antes de iniciar qualquer atividade física, é recomendável que a pessoa passe pelo cardiologista”, finaliza Sandoval.