4 melhores aplicativos para se exercitar sozinho

27 de agosto de 2019

|

POR Ginast

O estudo, divulgado na revista The Lancet Global Health Journal e com dados de 2016, mostrou que 47% dos adultos brasileiros não fazem atividades físicas o suficiente. Isso coloca o Brasil na quinta posição entre os mais sedentários, atrás de Iraque (52%), Arábia Saudita (53,1%), Samoa Americana (53,4%) e Kuwait (67%).

Um motivo para explicar esses números são os custos envolvidos com a contratação de um personal trainer ou com a mensalidade de uma academia, mas isso felizmente não é necessário, já que os interessados podem se exercitar com o auxílio de aplicativos para celular.

Confira as opções ideais para mudar a rotina para melhor ou mesmo para conseguir economizar sem deixar de cuidar do corpo e da mente.

Apps para fazer exercícios sozinho

YouTube

Curiosamente, o primeiro app não pertence exclusivamente ao universo fitness, embora seja um dos mais procurados por quem quer se exercitar. O YouTube traz milhões de vídeos de todas as áreas, e é claro que não poderia ser diferente com os exercícios.

Vale a pena investir no app para quem não quer ficar preso a uma única metodologia de treino, já que há milhares de canais voltados a pessoas que querem praticar exercícios físicos e cuidar ainda melhor de sua saúde.

Alguns bons canais para seguir na área são os seguintes:

Seven – Treino de 7 Minutos

Já pensou se você pudesse dedicar apenas 7 minutos do seu tempo e, ainda assim, obter benefícios notáveis em sua saúde? Pois bem, essa é a proposta do Seven – Treino de 7 Minutos (Android / iOS).

O app permite que você treine a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele traz um visual bem prático e intuitivo, além de ilustrações que ajudam a entender perfeitamente o que precisa ser feito.

Ele conta com um sistema de conquistas, o que é muito bom para ajudar na motivação. Além disso, também é possível competir com amigos para acompanhar o desempenho e participar de uma disputa inteiramente saudável.

BTFIT

Já pensou como seria bom ter orientações como as de um profissional, mas sem ter que sair de casa? É isso o que o BTFIT (Android / iOS) oferece.

Você pode se exercitar em casa, no parque ou mesmo na academia com treinos a partir de 15 minutos. As aulas podem ser baixadas no celular e usadas mesmo quando não tiver internet.

O app possui assinaturas mensais, semestrais ou anuais, mas quem não quiser gastar em um primeiro momento pode desfrutar de uma aula coletiva por dia gratuitamente. Vale a pena para conhecer mais sobre o app e, se for o caso, investir em uma assinatura para aumentar o leque de opções.

Runtastic

Corridas e caminhadas estão entre os principais exercícios recomendados pelos médicos e especialistas, já que ajudam a ganhar mais resistência física, além de queimar calorias e se adequar a qualquer condicionamento.

O Runtastic (Android / iOS) é ideal para os corredores, já que permite o monitoramento de treinos para melhorar o desempenho ao longo do tempo. Ele também se integra aos dispositivos portáteis mais populares e possibilita integração com a biblioteca de música do aparelho.

Um recurso interessante é o Story Running, onde a corrida é transformada em uma aventura e o corredor se transforma no protagonista, o que ajuda tanto na descontração quanto na aventura e motivação para a prática de exercícios. Até o momento, elas estão disponíveis em inglês e alemão.

Bônus – Monitor de Frequência Cardíaca

Além de ter dicas e sugestões de como se exercitar, vale a pena acompanhar como andam os batimentos cardíacos, informação interessante para entender como está o desempenho do seu corpo.

Essa é a proposta do Monitor de Frequência Cardíaca (Android / iOS), com a diferença e a curiosidade de que ele não demanda nenhum dispositivo adicional para a medição: basta colocar o dedo na lente da câmera.

De acordo com os usuários, a medição é bastante precisa, o que te permite acompanhar melhor a resposta do seu corpo para os exercícios físicos, bem como a evolução com o passar do tempo.

Apps + exercícios físicos: uma ótima combinação

Os aplicativos já fazem parte de nossa vida em uma série de atividades, desde pagar contas até pedir comida e trabalhar, e é claro que não poderia ser diferente com os exercícios físicos, área que pode ser bastante beneficiada com a ajuda da tecnologia.

Alguns apps podem ser usados em casa, mas não existe qualquer limitação para quem deseja se exercitar em outro lugar, mesmo que não queira sentir no bolso, já que as academias ao ar livre são uma bela alternativa para diversificar as atividades físicas.

Presentes em várias cidades do Brasil, seja em parques, praças e outros espaços públicos, elas permitem que os usuários possam cuidar de sua saúde sem ter que pagar nada por isso, tudo mediante o uso de equipamentos ergonômicos, práticos e confortáveis.

Outro ponto que se destaca é a variedade de horários em que esses espaços podem ser usados. Salvo quando ficam em parques e outros lugares que possuem horário de funcionamento definido, eles podem ser usados a qualquer momento, seja de manhã ou no final da noite.

Dessa forma, é possível ter uma melhor saúde física e mental já a curto prazo, o que tende a se potencializar cada vez mais com o passar do tempo, e sem precisar investir financeiramente para isso.

Baixe essa bela seleção de apps e procure a academia ao ar livre mais próxima da sua casa para colocar os exercícios em prática. Assim, você comprovará como a tecnologia pode ser uma ótima aliada da sua saúde.