Andar de bicicleta: benefícios da modalidade e dicas para pedalar

12 de julho de 2019

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Andar de bicicleta é um exercício saudável e de baixo impacto que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas até adultos mais velhos. Também é divertido, barato e bom para o meio ambiente.

Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta é ótima opção de lazer, transporte, socialização e atividade física. Inclusive, sua prática regular é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados ao estilo de vida sedentário, como obesidade, infarto, câncer, depressão, ansiedade, diabetes e artrite.

Saiba mais sobre os benefícios:

Melhora o condicionamento físico

Pedalar é uma atividade aeróbica, o que significa que exercita o coração, os vasos sanguíneos e os pulmões. Assim, o condicionamento físico melhora, visto que músculos cardiorrespiratórios são fortalecidos.

Promove bem-estar

Pessoas fisicamente ativas apresentam bem-estar elevado em relação aos sedentários, já que exercícios podem aliviar ansiedade, combater insônia, estresse e depressão.

Andar de bicicleta impulsiona o humor por liberar adrenalina e endorfinas associadas ao exercício físico, além de dar uma força extra na autoestima conforme novos objetivos são cumpridos.

O exercício físico combinado com a exposição ao ar livre e a exploração de novos lugares também é muito prazeroso.

Define músculos das pernas

Ao andar de bicicleta se utiliza como carga o peso do próprio corpo, o que evita sobrecarga nos músculos, nas articulações e na coluna vertebral. Ainda assim, há eficiência em promover desenvolvimento de músculos das pernas.

Na parte superior das pernas, ocorre tonificação e desenvolvimento do quadríceps e das coxas. Na inferior, se desenvolvem os músculos da panturrilha, essenciais para impulsionar e continuar o movimento iniciado pelos quadris.

É prático

Andar de bicicleta é uma forma de exercício fácil de encaixar na rotina diária, seja no caminho do trabalho, da faculdade ou da escola, bem como em um passeio no parque.

Melhora a saúde cardíaca

Andar de bicicleta eleva o ritmo cardíaco e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, além de queimar calorias, o que reduz chances de sobrepeso.

A atividade também acelera o metabolismo, fazendo com que substâncias que o colesterol alto ruim (LDL) seja rapidamente queimado pelo organismo.

Assim, ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Fortalece o sistema imunológico

A bike também previne doenças por estimular proteínas e glóbulos brancos essenciais para melhorar a imunidade.

Não tem impacto

Por se tratar de um exercício sentado, não há sobrecarga de articulações ou coluna, sendo uma excelente opção de atividade física para quem está acima do peso ou não tem costume de praticar outros exercícios.

Andar de bicicleta emagrece?

Andar de bicicleta faz o coração bater mais rápido, ativa os músculos e gasta energia acumulada no tecido adiposo, portanto pode queimar de 400 a 1000 calorias por hora, dependendo da intensidade e do peso da pessoa.

Quanto maior é a carga e a intensidade do exercício, mais calorias são perdidas.

Porém, também é preciso cuidar da alimentação para alcançar uma efetiva perda de peso. É indicado comer muitos vegetais, frutas, fibras e proteínas.

Dicas para andar de bicicleta

Comece aos poucos

É importante começar com calma e cuidado, visto que iniciar pedalando longas distâncias ou em velocidade alta pode gerar lesões que prejudicarão a prática no futuro.

O ideal é iniciar com treinos curtos de velocidade média de 15 a 20 km/h.

Escolha o lugar ideal

Busque terrenos com pouco relevo e declives para facilitar o exercício e sofrer menos impacto na coluna e nas articulações.

Segurança

Segurança também é fundamental, então pedale em lugares calmos e preferencialmente com ciclovias.

Utilize sempre equipamentos de segurança, como capacete.

Fonte

Profissional de Educação Física e personal trainer Iva Bittencourt, do Studio IBfitnes – CREF 0006551/SP