5 cuidados essenciais para praticar atividade física no verão

08 de setembro de 2017

|

POR Gabriela Simionato

A estação mais quente do ano é foco de todo mundo que busca uma vida saudável e um corpo para exibir nas praias. No entanto, na hora de praticar atividade física no verão, é preciso ficar atento para não deixar a alta temperatura ser um empecilho para sua rotina de exercícios.

Os fãs de academia, por exemplo, devem saber que existem riscos em ficar muito tempo em um ambiente fechado, gastando energia. Desmaios, dores de cabeça e quedas de pressão podem acontecer caso o corpo seja colocado em seu limite. “O organismo reage diferente em ambientes muito quentes, por isso não é aconselhado exagerar no verão”, esclarece Gustavo Berkhout, treinador da Spin N’Soul.

Por outro lado, com as altas temperaturas, a preguiça também pode bater, seja pela vontade de ficar na rua curtindo o sol com os amigos ou simplesmente porque o excesso de calor faz com que tudo que você deseje seja sombra e água fresca. Ainda assim, é importante não deixar a rotina de atividade física no verão totalmente de lado.

Pequenos hábitos podem ajudar

Algumas dicas simples ajudam a manter o ritmo, mas uma alimentação saudável é fundamental. “É bom evitar alimentos muito gordurosos, como feijoada, carne de porco e frituras. Como proteínas demoram mais tempo para serem digeridas, é aconselhável diminuir o consumo de carne durante os dias mais quentes”, alerta a nutricionista Renata Safiotti.

Para a educadora física Cau Saad, hidratar-se também é uma das principais recomendações para o verão. “Como perdemos muito líquido devido à regulação térmica ao longo do dia, além de beber água, é fundamental colocar no prato alimentos que sejam ricos em água e sais minerais”, aconselha. “Lembrando que uma boa hidratação não se refere apenas ao período de treino, mas sim durante todo o dia”.

Como fazer atividade física no verão sem esquecer da saúde

Depois do Projeto Verão, a rotina de treinos não pode parar, mas as altas temperaturas exigem alguns cuidados para não prejudicar a saúde durante a prática de exercícios. Conversamos com Simony Chiaperini, médica anestesiologista, e com o treinador da Spin ‘N Soul Gustavo Berkhout, e separamos 5 dicas que vão te ajudar a praticar atividade física no verão sem sentir os efeitos do calor extremo. Confira:

  1. Evite os horários de pico de temperatura. Ou seja, treine antes das 9h e depois das 17h.
  2. Beba muita água. Manter-se hidratado ajuda a reduzir casos de insolação e também previne cãibras ao se exercitar. A exaustão causada pela desidratação é um dos principais problemas de saúde durante a estação, e a prática de atividades físicas pode contribuir para esse quadro.
  3. Invista em aulas de natação. Nadar é um estilo de atividade física completo para o corpo e ajuda a manter o ritmo cardíaco, além de ser uma ótima indicação para se refrescar durante as altas temperaturas do verão.
  4. Evite ambientes fechados. Aulas dentro da academia, especialmente em grandes grupos de pessoas, devem ser evitadas.
  5. Cuide da alimentação. A alta temperatura pode diminuir a sensação de fome, mas não se engane: comer bem é fundamental no verão. Opte por alimentos leves, como frutas, legumes, saladas e vegetais e evite grandes quantidades de carboidratos e proteínas.