A remoção de tatuagem a laser representa uma verdadeira salvação para aquelas pessoas que se arrependeram da arte aplicada na pele. Em alguns casos, esse sentimento vem por causa da falta de conexão com a “tattoo” e, em outros, simplesmente pelo descontentamento com o resultado final.
Seja como for, hoje existe um grande número de pessoas que deseja literalmente apagar o passado. Porém, apesar da remoção a laser ser um tratamento muito eficaz para esta finalidade, existem vários pormenores que devem ser avaliados.
Desde o número de sessões até o resultado final, é preciso realmente saber o que esperar antes de investir uma grande quantia de dinheiro. Nosso objetivo é justamente orientar e educar a respeito desse famoso procedimento.
Pronto para saber mais? Continue a leitura para saber as 10 principais informações sobre o tema:
Remoção de tatuagem a laser
É preciso mais de uma sessão para atingir resultados satisfatórios
A primeira coisa a respeito da remoção de tatuagem a laser é que ela necessita de mais de uma sessão para “funcionar”. Em média, é preciso pelo menos seis para atingir o resultado esperado.
Dependendo da tatuagem, esse número pode subir para 10 sessões. Tudo dependerá da complexidade e de vários outros fatores que falaremos mais adiante.
Prazo para remoção não é tão curto quanto se imagina
O intervalo de tempo entre as sessões não é tão curto quanto se imagina. Em geral, é preciso esperar de 30 a 45 dias para ter a pele totalmente saudável e pronta para uma nova aplicação.
Isso significa que pode levar um ano ou mais para eliminar por completo aquela tatuagem fruto de desconforto e arrependimento. Todavia, conforme o tempo passa, mais fraco se torna o traçado e toda a tinta na pele.
Pode ser necessário mais de um tipo de laser
Outro aspecto é que existe mais de um tipo de laser para remoção de tatuagens. Parte dessa necessidade acontece por causa das cores, que apresentam em sua composição diferentes substâncias químicas que tornam o processo mais complexo.
Ao todo, existem cinco lasers diferentes. Cada um deles remove um tipo de cor com mais eficácia. Para tatuagens coloridas normalmente utiliza-se um conjunto adequado ao caso do cliente.
O tratamento não é indolor
Quem pensa que a remoção de tatuagem a laser é indolor está bem equivocado. O procedimento tem intensidade de dor maior ou igual a de ser tatuado. Inclusive, muitas pessoas que fazem o procedimento costumam dizer que a dor é maior do que a aplicação de tinta na pele.
Apesar do desconforto, atualmente existem analgésicos tópicos que são eficazes e ajudam a diminuir o incômodo.
Podem haver efeitos colaterais após a sessão
O laser para remoção de tatuagens agride a pele com bastante intensidade. Mesmo sendo um tratamento controlado e seguro, podem haver lesões e sintomas depois de uma sessão.
Os principais incluem: vermelhidão, dor local, sangramento (em pequenas quantidades) e manchas na pele — que tanto podem ser claras como escuras.
Na maioria dos casos, esses problemas somem com o tempo, sem a necessidade de tratamento especial. Entretanto, caso isso não ocorra, é recomendada consulta com um médico.
Para os pacientes que são mais sensíveis, podem ser necessários intervalos ainda maiores entre as sessões, o que resulta em mais tempo de tratamento.
Existem efeitos colaterais
Geralmente, pessoas que passam pelo tratamento não sofrem grandes desconfortos, porém é importante saber que é possível que surjam efeitos colaterais desagradáveis. São eles: bolhas (que variam de tamanho e cor), irregularidades e sensibilidades na pele.
O risco de infecção após o tratamento também é grande. Por essa razão recomenda-se que o paciente proteja e higienize bem a área tratada.
Cores escurecem com a remoção, enquanto outras somem quase por completo

Existem inúmeras marcas que fabricam tintas para tatuagem, portanto há grandes diferenças em relação às substâncias utilizadas na confecção desses materiais.
As tintas que apresentam ferro e dióxido de titânio costumam causar escurecimento na pele logo após a sessão com laser, por exemplo. Em um primeiro momento, podem causar desconforto, mas saiba que existem alternativas para resolver o problema.
Tipo de pele influencia os resultados
A cor da pele influencia bastante os resultados da remoção de tatuagem a laser. Para as pessoas que apresentam pele clara, o efeito final é mais aparente e o procedimento costuma ser menos doloroso.
Já para as que têm pele escura, o processo pode ser um pouco mais complicado. Para completar, se a tattoo for colorida, a dificuldade para fazer toda a remoção pode ser ainda maior.
Apesar disso, os resultados se assemelham no final.
Qualidade da tatuagem também influencia resultados
Além da cor da pele, a “experiência” do tatuador também é uma variável que deve ser levada em consideração no momento da remoção. Profissionais qualificados tendem a atingir as camadas mais profundas da pele, enquanto os mais amadores não conseguem.
Esse fator se torna ainda mais aparente quando percebemos a qualidade do traço e, principalmente, a competência no preenchimento das linhas.
Competência do profissional é fundamental
Por fim, a habilidade do profissional que faz o procedimento de remoção de tatuagem influencia o resultado final. Vale buscar sempre por clínicas especializadas com pessoal qualificado antes de decidir fazer o tratamento.
Procure recomendações e, acima de tudo, tente iniciar e terminar todas as sessões em um único local.
Vale a pena fazer a remoção de tatuagem a laser?
Seguindo todas essas dicas, temos certeza que o efeito desejado será atingido dentro do prazo estabelecido.
Para quem tem problemas com cicatrizes ou mesmo tem muitas dúvidas sobre a remoção de tatuagem a laser, é recomendada a consulta com um cirurgião plástico ou um dermatologista para uma avaliação mais profunda e cuidadosa.