Necrose em cirurgia plástica é erro médico? Entenda

Atualizado em 18 de setembro de 2019

|

POR AesCare

Diante de uma cirurgia estética, como mamoplastia, sempre existe o risco de o paciente ter necrose. O problema nada mais é que a morte de algum tecido, geralmente o que foi manipulado no procedimento, a qual é irreversível.

A necrose em cirurgias plásticas pode ser fruto de diversas causas, sejam elas provenientes de erros médicos ou não. Entenda e veja como evitar a seguir:

Necrose em cirurgias plásticas

O aumento de clínicas e profissionais não regulamentados faz com que procedimentos estéticos sejam oferecidos por preços acessíveis, porém muitas vezes a demanda e a oferta resultam em maus resultados.

Justamente por esse motivo, é essencial procurar profissionais e clínicas realmente especializadas no procedimento em questão, além de fazer os exames e seguir as recomendações necessárias.

Segundo os especialistas, os erros médicos que podem levar à necrose em cirurgias plásticas incluem:

  • Negligência quanto ao cuidado na execução do procedimento;
  • Imperícia ou falta de capacidade do médico em consertar ou indicar um tratamento;
  • Imprudência ou decisão errada/precipitada do médico durante ou após o procedimento.

Ainda que exista o risco, não dá para afirmar que o erro é sempre e a apenas médico. Um parêntese a tudo isso se refere à abertura de pontos, comum quando o paciente não segue as recomendações do profissional de saúde.

Em suma, o erro que pode resultar em necrose em cirurgias plásticas envolve abertura de pontos, falta de cuidados médicos e por parte do paciente, entre outros.