Cuidados com a maquiagem, principais riscos e benefícios

Atualizado em 12 de junho de 2018

|

POR Patrícia Beloni

Enquanto algumas mulheres usam maquiagem apenas para festas e momentos especiais, existem aquelas que não saem de casa sem passar nada no rosto. Mas será que usar maquiagem faz mal? Será que tem benefícios em usá-la?

De acordo com a dermatologista Christiane Gonzaga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cada corpo responde de um jeito diferente à maquiagem. “Não existe regras porque cada pele se adequa à sua própria rotina”, explica ela.

Em todo caso, é consenso entre dermatologistas que maquiagem em excesso pode fazer muito mal. Por outro lado, existem itens de beleza que podem até oferecer tratamentos para a pele. Então é tudo uma questão de ficar de olho nas dicas de cuidado com a maquiagem e nas opções que estão presentes no mercado.

Riscos de usar maquiagem

Em excesso, a obstrução dos poros provocada pelo uso de maquiagem e o contato constante com as substâncias químicas contidas nas formulações dos produtos podem levar a quadros de reações alérgicas e espinhas.

“O indicado, normalmente, é descansar a pele por dois dias durante a semana”, aconselha a dermatologista.

Dormir de maquiagem então, nem pensar. É muito importante removê-la justamente para evitar o fechamento dos poros.

“Poros entupidos – seja por maquiagem, sujeira, excesso de sebo ou poluição – geram um ambiente propício para a proliferação de bactérias, que podem causar acne”, alerta ela.

E os benefícios da maquiagem?

A principal função da maquiagem é o embelezamento da pele, disso ninguém tem dúvida. São produtos cosméticos usados para disfarçar imperfeições e valorizar áreas do rosto que nos agradam.

Mas diversas marcas apostam em produtos com efeitos que vão além dessa “função tradicional” da maquiagem há alguns anos. Já existem algumas que oferecem tratamento, proteção e que também ajudam a prevenir o envelhecimento da pele, por exemplo.

“Normalmente, esses itens que já estão disponíveis no mercado são enriquecidos com vitaminas, colágenos e peptídeos, que conseguem tratar o rosto. Um dos maiores exemplos são os BB Creams, que oferecem proteção solar, hidratação, efeito anti-idade e cobertura tonalizante, tudo em um mesmo produto”, explica a dermatologista.

Seguindo esse exemplo, algumas marcas também já apostam em bases, pós e corretivos que, além de disfarçar imperfeições, ajudam a tratar/prevenir problemas como acne e poros dilatados.

Tipos de maquiagem

Além da versão tradicional da maquiagem, também há as versões mineral, orgânica e vegana. A mineral, como o próprio nome diz, é formulada com minerais extraídos da natureza e ingredientes puros, além de extratos vegetais e botânicos.

Já a orgânica é aquela em que há, no mínimo, 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de ingredientes utilizados na composição. Pode conter componentes de origem animal, como cera de abelha, e pode ser, também, uma boa opção para pessoas com peles mais sensíveis a algumas químicas.

No entanto, pode não ser tão eficaz para quem tem uma pele muito oleosa.

Agora, a maquiagem vegana não utiliza nenhum ingrediente derivado de animais, como mel e leite, além de não realizar testes nos bichinhos. É raro, mas algumas marcas podem conter componentes sintéticos.

Dentre todas essas opções, Christiane não acredita que haja uma melhor ou que seja mais indicada para todo mundo. “A melhor maquiagem é aquela que é usada de acordo com seu tipo específico de pele. Não é possível generalizar. Cada pele tem sua particularidade e somente um especialista é capaz de indicar os melhores produtos”, alerta ela.

Principais cuidados com a maquiagem

É possível usar maquiagem e, ao mesmo tempo, manter cuidados com a pele. Mas é sempre bom deixar claro que maquiagem não deve ser uma obrigação da mulher, e sim uma opção.

Quem tem a pele oleosa e com tendência à acne deve priorizar produtos oil-free para evitar o surgimento de novas espinhas. Aquelas com pele ressacada, por outro lado, podem optar por uma base mais hidratante.

Vale lembrar que ainda que a maquiagem ofereça uma série de tratamentos para a pele, ela não é um produto independente, e sim coadjuvante. Antes de aplicar os produtos, é importante passar um filtro solar com FPS igual ou maior que 30. E depois de usar, lavar bem o rosto, tonificar e hidratar.