Como fazer sobrancelha em casa? Confira o passo a passo

21 de maio de 2018

|

POR Amanda Grecco

Ter a sobrancelha feita e bem desenhada faz toda a diferença no visual. Entretanto, para se livrar das visitas quinzenais ao salão, é necessário aprender a pentear, cortar e remover os pelinhos que estão sobrando.

Abaixo, nós ensinamos como fazer sobrancelha em casa e deixá-la perfeita, como se tivesse sido feita por um profissional. É preciso ter muita atenção, pois bastam duas pinçadas erradas para causar falhas bem desagradáveis ao visual.

Como fazer sobrancelha em 3 passos simples

1. Separe os materiais que você vai precisar

O primeiro passo é ter em mãos o kit básico da sobrancelha perfeita: escovinha, lápis de olho branco, pinças e uma tesoura pequena.

Com os materiais separados, relaxe a expressão e observe o desenho de sua sobrancelha. Separe um espelho em que você consiga enxergar o rosto inteiro para acompanhar o desenho em harmonia com o rosto.

Separa os tipos de pinça: quadrada para pelos normais, diagonal para os mais curtos e aquelas bem fininhas para os pelos encravados. Comece pela parte de baixo e vá para parte de cima acompanhando o formato e respeitando o sentido do crescimento dos fios para fazer o arranque.

Importante: lave bem o rosto e limpe todos os utensílios que for usar com álcool.

2. Retirando fio a fio

Meça a sobrancelha em três prontos:

1. Acompanhando o desenho do ossinho do nariz, desenhe uma linha reta até a testa, marcando onde ela deve começar;

2. Da lateral das narinas, desenhe uma reta passando bem rente ao canto dos olhos para demarcar onde ele deve terminar;

3. Do mesmo lugar, desenhe uma linha passando pelo meio dos olhos. É este o ponto para arquear a sobrancelha.

Penteie a sobrancelha para cima e corte o excesso dos pelos que ultrapassam o limite do desenho se eles existirem. É importante atentar para não cortar muito e deixar o início das sobrancelhas torto.

Você pode desenhar o formato da sua sobrancelha com um lápis (pode ser claro para contrastar com os pelos) e seguir o desenho para cortar e também para usar a pinça.

Agora é hora de puxar os pelinhos que estão para fora do desenho, tanto embaixo quanto em cima. Cuidado para não puxar pelinhos errados e causar falhas na sobrancelha. Comece de fora para dentro se você só quiser limpar o desenho ou o contrário caso queira fazer um desenho mais delineado.

3. Acertando o desenho

Depois de alinhar os fios, penteie-os e observe se você tem falhas. Para não ter erro, siga os mesmos pontos que você demarcou para arrancar os pelinhos.

Você pode usar um lápis de olho ou uma sombra para arrumar ou demarcar o desenho, pois não é preciso ter falhas para poder passar uma make nas sobrancelhas e deixá-las ainda mais vibrantes.

Escolha um lápis ou uma sombra com a cor mais próxima possível da sobrancelha. Não use lápis preto se seus pelos não forem bem escuros, pois pode pesar demais e dar um semblante muito pesado para a sua maquiagem.

Preencha o início da sobrancelha e acompanhe o arqueado. Para deixá-la mais natural, use um pincel de sobrancelhas para penteá-la e espalhar possíveis acúmulos de lápis ou sobra.

Dica: costuma ser mais fácil começar pela sombra, pois o lápis tende a se acumular mais e causar algumas manchas no desenho.