Argila verde: benefícios, preparo e como usar no rosto e corpo

07 de agosto de 2018

|

POR Amanda Grecco

Tratamentos com argila verde estão cada vez mais em alta, já que costumam ser acessíveis e podem desempenhar diversas funções estéticas ou terapêuticas. E engana-se quem acha que o tratamento é novidade: a geoterapia — como são chamadas as terapias com argila — já é usada pela humanidade desde 3 mil anos a.C..

As argilas são produtos minerais oriundos das rochas que trazem muitos benefícios para a saúde, em especial a do tipo verde, que contém grande quantidade de minerais, tais como: óxido de ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. Ela ainda tem pH neutro e possui ação absorvente e levemente abrasiva, de modo a proporcionar uma esfoliação natural à pele.

Para que serve argila verde?

 

Pó de argila verde.

kazmulka/Shutterstock

A argila fornece benefícios a todo o corpo, pois limpa impurezas e toxinas, tem ação anti-inflamatória, incentiva o bom funcionamento da circulação sanguínea e também da linfática. Por esses fatores, é boa para tratar:

Celulite

Celulite nada mais é do que o enrijecimento das células devido ao acúmulo de gordura, líquido e toxinas. Com a aplicação da argila, os sistemas vascular e linfático são ativados, fazendo com que a gordura e a água tenham mais dificuldade para se concentrar.

Além disso, os benefícios da argila verde incluem a regeneração dos tecidos, de modo com que as células sejam estimuladas a se renovarem e funcionarem de maneira mais eficiente.

Clareamento da pele

As argilas possuem silício em sua composição, elemento que estimula a regeneração celular, pois promove uma espécie de abrasão que ajuda a cutis a ficar mais uniforme, o que pode ser ótimo para amenizar manchas.

Para espinhas

Além da capacidade de remover as células mortas, a argila auxilia a circulação sanguínea a funcionar corretamente e age como uma espécie de ímã que puxa as toxinas, limpando e desinflamando a pele. Como a acne é um processo inflamatório, é atenuada – ou até eliminada – com o uso constante da argila verde.

Para pele oleosa

A argila verde é benéfica para peles oleosas e com acne, pois ajuda a controlar a produção de sebo e desobstruir os poros. É rica em zinco, magnésio e silício, importantes para a produção de colágeno, o que resulta em uma pele mais vitalizada e viçosa.

Quais outros tipos de argila que existem?

 

Tipos de argila.

Akvals/Shutterstock

Branca

É a argila mais neutra de todas e, portanto, pode ser usada para todos os tipos de pele. Ela faz um detox leve, além de acalmar a cutis e ter efeito cicatrizante.

Já esta argila no rosto é usada para clarear manchas, reduzir inflamações, controlar dermatites e promover limpeza.

Vermelha

Este tipo de argila é ideal para as peles que precisam de mais produção de colágeno, viço e brilho. Ela promove a renovação celular, hidratação e confere mais firmeza à pele madura.

Rosa

A argila rosa é a união da branca com a vermelha. É indicada para peles envelhecidas e sensíveis, pois não reduz a oleosidade e nem causa descamações. Também tem ação cicatrizante e antisséptica. No corpo, ajuda a combater a celulite e a flacidez.

Dourada

Tem benefícios muito parecidos aos da argila vermelha, mas sua ação é ainda mais potente contra a flacidez. Um diferencial da argila dourada está no efeito de eliminação de líquidos que causam inchaço, por isso é ótima para tratamentos estéticos que visam a redução de medidas.

Roxa

É ótima para acalmar peles com vermelhidão, alergias e irritações. A argila roxa não é abrasiva, trata peles sensíveis e também incentiva a produção de colágeno. Ela pode ser usada para combater a gordura localizada, melhorar o tônus muscular e dar mais firmeza à pele.

Preta

É boa para controlar a oleosidade, fazer uma esfoliação leve na pele e desintoxicar de metais pesados. A argila preta é anti-inflamatória, ativa a circulação e auxilia no tratamento de manchas. Se aplicada em cima da região com dores provenientes de sinusite, pode ser útil para o tratamento.

Rhassoul

É uma argila marroquina usada para limpar profundamente a pele ou os cabelos. Também possui toque delicado e antisséptico, de modo a controlar cravos e espinhas.

Como preparar?

Para preparar a máscara de argila verde — que é a maneira mais comum e eficiente de usá-la — é necessário usar materiais que preservem os efeitos terapêuticos e não ofereçam risco de contaminação.

Você precisará de uma espátula (ou colher) e recipiente de vidro, madeira ou cerâmica. Não use materiais de metal ou plástico, pois a argila funciona como um ímã que puxa partículas de material. É importante que tudo esteja muito limpo, inclusive as mãos.

No recipiente, coloque a argila em pó e a hidrate com água purificada. A quantidade varia de argila para argila, mas costuma ser 1 medida de água para 2 de argila. Mexa até obter uma textura pastosa e sem grumos.

Também é possível potencializar a argila com óleos essenciais, óleos vegetais e águas florais.

Como usar argila verde

 

Mulher usando argila verde.

Voyagerix/Shutterstock

No corpo

Prepare o emplastro como indicado e aplique uniformemente, com o auxílio de uma espátula ou pincel grosso, na região do corpo desejada, fazendo uma camada de, no mínimo, meio centímetro. Assim que secar, retire com água fria.

No rosto

Prepare a máscara como indicado e aplique na região do T, que compreende testa, nariz e queixo. Em seguida, aplique nas maçãs do rosto e nas bochechas. A camada também deve ter meio centímetro, pelo menos. Espere secar e retire com água fria.

Nos cabelos

Prepare o emplastro como indicado e aplique no couro cabeludo após ter lavado com um shampoo. Enxague e finalize com um condicionador.

Outras formas de uso

Muito mais do que estética, a argila verde é terapêutica e usadas no tratamento de muitas doenças. A geoterapia é muito comum da Medicina Tradicional Chinesa, tratando as doenças ligadas ao elemento fogo, como queimações, vermelhidão e inflamações. Ela costuma ser eficiente para:

Reverter o primeiro estágio da infecção urinária

Quando a bactéria da infecção urinária ainda pode ser eliminada sem o uso do antibiótico, pois é anti-inflamatória e purificante. Para isso, é necessário fazer um cataplasma de argila na vulva (parte externa da vagina) na mulher e esperar secar, lavando apenas com água para eliminar.

Desintoxicar

Funciona como um ímã de metais pesados, então pode ser usada para fazer limpezas profundas no corpo. É ideal para promover desintoxicações na axila devido ao alumínio dos desodorantes convencionais, retirar resquícios de maquiagem e controlar o mau cheiro nos pés.

Riscos

A argila verde não é capaz de causar danos à saúde, mas é importante restringir o uso na região abdominal de mulheres grávidas, pois ela tem ação estimulante e ativadora da circulação.

Também é desaconselhado o uso da argila verde em pessoas com pele muito seca e sensível.

Onde comprar

A argila verde pode ser adquirida em qualquer casa de produtos naturais. É importante comprar produtos certificados e purificados, pois é comum encontrar adulterações.

Preço médio

O preço da argila verde pode variar bastante de acordo com a qualidade e tamanho do produto. A média do mercado varia entre R$ 40 a R$ 80 o quilo*.

*Valores checados em agosto de 2018.