Yoga para atletas melhora controle emocional, performance e mais

20 de agosto de 2019

|

Muitos atletas têm se beneficiado pela inclusão da yoga na rotina de treinos. Só no Brasil, a modalidade conta com mais de 5 milhões de adeptos, segundo estimativa da União Internacional de yoga.

A modalidade, que conta com técnicas de no mínimo 5 mil anos, está cada vez mais popular e caiu no gosto principalmente de atletas com foco em alta performance. Os benefícios vão além do condicionamento físico, visto que a atividade tem sido bastante explorada por conectar com excelência corpo e mente, trazendo resultados realmente significativos e aumentando o rendimento.

A seguir, saiba as vantagens da yoga para atletas:

Benefícios da yoga para atletas

O sucesso dessa filosofia milenar está na união de três pilares – físico, mental e espiritual –, o que potencializa os ganhos de qualquer atividade física aplicada juntamente a ela. Entre as vantagens mais representativas, estão preparo psicológico, maior concentração e controle emocional, agilidade de raciocínio, resistência física e mental, autoconfiança, além de outras melhorias, como amplitude da flexibilidade e tônus muscular.

Corpo são

As posições atuam não só no desenvolvimento corporal, mas também auxiliam na prevenção de lesões, o que acontece de forma recorrente entre atletas de alta performance.

Quando se trata de competições, as posturas asanas e os exercícios respiratórios, conhecidos como pranayamas, intensificam a resistência. E os métodos de relaxamento também exercem efeito calmante, ajudando a nivelar a liberação de cortisol, hormônio produzido em situações de estresse e muitas vezes experimentado durante fortes processos de competição.

Mente sã

Outro aspecto importante é a crença na meditação. Os atletas usam a yoga para manter mente e espírito leves e por em prática o autoconhecimento. Esse momento tirado para si é fundamental para clarear a mente, oxigenar o cérebro e praticar o mindfulness, ou seja, a atenção plena naquilo que está fazendo. A meditação também tem grande potencial para regularizar o sono e com qualidade.

Resultados da yoga para atletas

De acordo com algumas pesquisas, esse aumento na procura da modalidade pelos atletas é consequência da otimização de resultados. As técnicas aplicadas complementam a preparação de corpo e mente e ainda são eficientes na regeneração muscular. A yoga tem servido de sustentação para muitas atividades, como corrida, natação, luta, mountain bike, futebol e escalada.

A atleta de tiro com arco Marina Canetta, por exemplo, adotou essa prática junto ao seu treinamento na On Body Evolution, centro integrado de saúde, e, desde então, viu mudanças na qualidade e no aproveitamento de sua performance.

Mas, como tudo na vida, não é recomendado o excesso. Se o propósito está em performance, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional que faça o planejamento da atividade física com o complemento da prática de yoga para não afetar ou sobrecarregar o rendimento do atleta.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Nemi Sabeh Jr.

Nemi Sabeh Jr.

Nemi Sabeh Jr., expert em medicina esportiva, ortopedia e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino há 10 anos. Atua no núcleo de especialidades do Hospital Sírio Libanês e da On Body Evolution, centro integrado de saúde, em São Paulo. CRM: 104568/SP