Prótese de panturrilha: como é feita, antes e depois e mais

10 de abril de 2019

|

Harmonia é a principal característica da beleza. Não adianta ter partes bonitas separadas, se quando juntas não combinam entre si.

Estruturas do corpo adjacentes impactam na estética de toda região. Por exemplo: queixo pequeno e retraído dá a impressão de um nariz maior, visto que este se sobressai no perfil. Mamas grandes escondem o abdômen e, se reduzidas, dão a impressão de a barriga ter crescido.

A beleza dos membros inferiores tem íntima relação com o tamanho das coxas e das panturrilhas. Uma panturrilha sem volume dá a impressão de perna mais alongada e arqueada para fora, desmerecendo-a.

A falta de volume nas panturrilhas pode gerar tamanho desconforto e constrangimento que pacientes deixam de usar bermudas, shorts e saias e preferem esconder as pernas com calças.

A cirurgia plástica de prótese de panturrilha visa a harmonização desta região ao aumentar o volume das populares “batatas das pernas”. Ao preencher, principalmente a parte interna da panturrilha, se reduz o vão entre as pernas, melhorando o aspecto arqueado e fino da “canela”.

Como é feita a prótese de panturrilha?

A cirurgia é realizada com a mesma anestesia da cesárea, a raquidiana. Dura em torno de uma hora e meia, sendo a alta no dia seguinte à cirurgia.

Recuperação

Exercícios devem ser evitados por dois meses e dirigir apenas depois de 21 dias. O retorno ao trabalho de escritório pode ser depois de 14 dias. A cicatriz tem em torno de cinco centímetros e fica na dobra posterior dos joelhos.

Antes e depois

Quando bem indicada, a prótese de panturrilha costuma harmonizar as pernas, elevar a autoestima dos pacientes e melhorar a qualidade de vida. É comum os pacientes passarem a usar todo tipo de roupa e não mais evitarem convívios sociais, como praias, piscinas, onde as pernas são expostas.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

André Colaneri

André Colaneri

Dr. André Colaneri é cirurgião plástico e especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica.