3 principais motivos para ser vegetariano ou vegano

18 de julho de 2018

Por Andressa Fortes Miranda

Por que as pessoas são atraídas pelo vegetarianismo? Há quem apenas queira ter uma vida mais longa e saudável, já outros adotaram esse estilo de alimentação para preservar os recursos naturais da Terra e a vida dos animais. A seguir, saiba quais são os principais motivos para ser vegetariano ou vegano:

Motivos para ser vegetariano ou vegano

De modo geral, existem três princípios básicos que levam uma pessoa a aderir ao vegetarianismo. Entenda-os:

Questões éticas e religiosas

Grande parte de quem se torna vegetariano o faz por considerar que animais têm o mesmo direito à vida que os seres humanos – e também o direito de serem protegidos contra o destino cruel que os impõe o sofrimento de passar suas vidas confinados, separados de seus filhos, sem espaço para se movimentar, além de eventuais práticas cruéis de abatimento animal que nós, infelizmente, sabemos que existem.

A maioria desses animais são frangos, porcos e bois – animais com grande capacidades cognitiva que, assim como os cães e gatos que temos e casa, são seres sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade). Por isso a ética é o principal pilar para a escolha vegetariana, por não compactuar com exploração, confinamento e abate.

Neste contexto, também podem ser incluídas razões religiosas, pois o vegetarianismo faz parte do código de ética de algumas crenças específicas, como o hinduísmo e o adventismo.

Questões de saúde

Inúmeros estudos científicos evidenciam os benefícios à saúde da alimentação sem carne, o que leva muitas pessoas a se tornarem adeptas do vegetarianismo por este motivo.

Os estudos populacionais que comparam os grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida semelhante, evidenciam que os vegetarianos têm menor incidência de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão, cardiopatia isquêmica e diversos tipos de câncer.

Como toda troca na rotina alimentar, porém, é muito importante se consultar com um (a) nutricionista se você estiver pensando em abandonar a carne de vez. Além de falar sobre as diversas substituições que existem para a proteína animal, o profissional poderá dar dicas de alimentos e receitas criativas e muito saborosas.

Questões ambientais

A criação industrial de animais traz grande impacto ambiental negativo, tanto local quanto mundialmente. São diversos os efeitos da pecuária para os recursos naturais e humanos, principalmente no que diz respeito à devastação de florestas, desertificação do solo, poluição, contaminação de mananciais aquíferos, distribuição e ocupação de terras.

A consciência sobre a questão, muitas vezes, se torna um dos grandes motivos pelo qual as pessoas escolhem o vegetarianismo.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Andressa Fortes Miranda

Andressa Fortes Miranda

Nutricionista clínica, vegetariana e estética. Apaixonada por assuntos relacionados à nutrição vegetariana, alimentação consciente e nutrição preventiva com foco na melhora da qualidade de vida e longevidade saudável. No instagram como @nutri.andressamiranda