Melhor horário para malhar: de manhã ou de noite?

08 de agosto de 2018

Por Petterson Silva

Muita gente tem dúvida sobre qual o melhor horário para malhar, mas essa é uma questão que depende de muitos fatores, como biológico e de período de trabalho. Entenda:

Qual é o melhor horário para malhar?

Eu, por exemplo, tenho mais disposição depois do almoço, contudo, como minha jornada de trabalho é de 12 a 14 horas por dia, acabo treinando no horário que dá, mas sei que meu desempenho no início da tarde seria melhor.

Diante desse cenário de muito trabalho, eu teria apenas duas opções: treino e continuo tendo os benefícios da atividade física ou abraço as dificuldades que o trabalho me impõe e passo a fazer parte do grupo com problemas decorrentes do sedentarismo. Felizmente, prefiro a primeira alternativa.

Pessoas com rotinas pouco uniformes e alta carga de trabalho não têm o luxo de escolher em qual horário malhar, porém, esse não é um problema que não possa ser resolvido, certo?

Como inserir o exercício na rotina?

Primeiramente, é necessário que o indivíduo esteja disposto a sair da zona de conforto e negar as desculpas que coloca como barreiras para dizer que “não deu tempo”.

Depois, é necessário ser disciplinado: dedicação e comprometimento para superar a preguiça, os imprevistos e a falta de organização do dia a dia são imprescindíveis. Preparar sua marmita e organizar sua bolsa com antecedência são pequenas pequenas ações que diminuem as chances de faltar no treino.

Por último, é indicado conhecer sua rotina. Você é autônomo, empresário, trabalhador com horário de entrada e saída pré-determinada, estudante, desempregado, casado, solteiro, etc? Normalmente, um empresário tem mais flexibilidade para começar o dia de trabalho, mas não tem hora pra sair. Nessa situação é muito melhor que seu dia já comece com o treino.

E aquela pessoa que trabalha e estuda, como faz para treinar? Dia longo, cansativo, precisa estudar para a prova e ainda vai de ônibus para o trabalho. Meu amigo, sua vida não é fácil, mas não é o único que está nessa situação. Acredite, você pode ter resultados positivos treinando pelo menos 3 vezes por semana. Procurar uma academia próxima do seu trabalho ou da sua faculdade vai facilitar a questão de poder tomar um banho após o treino.

Converse com o professor sobre a sua disponibilidade de treinar de 30 a 45 minutos. Com certeza ele vai poder te ajudar!

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Petterson Silva

Petterson Silva

Bacharel em Educação Física desde 2005 e com especialização em Fisiologia do Exercício, Petterson Silva atua nas áreas de musculação, treinamento funcional e gestão de pessoas.