Língua presa: quais são as consequências e quando é preciso operar?

10 de outubro de 2018

|

Logo após a sanção da lei 13.002/14, intitulada Teste da Linguinha, muitos profissionais e pais passaram a prestar atenção quanto à chamada língua presa, condição controversa na literatura científica, mas muito relevante no dia a dia de bebês, crianças e adolescentes. Saiba mais:

Consequências da língua presa

Ter a língua presa pode gerar sérios problemas como desmame precoce, dificuldade em se alimentar, dificuldade fonética e outros. Os odontopediatras trabalham corrigindo cirurgicamente os freios linguais, mas os profissionais competentes para ajudar na resolução do problema são os fonoaudiólogos (as). Essa parceria é muito importante para que cirurgias não sejam realizadas de forma desnecessária e também não deixem de ser feitas quando necessário.

Cirurgia de língua presa

O procedimento pode ser realizado de várias formas, dependendo da idade do paciente e também de seu comportamento. Como a cirurgia pode ser realizada desde bebês recém-nascidos até adolescentes, tanto a questão anestésica quando a técnica podem variar de um caso para o outro.

É importante que os pais procurem um profissional experiente nessa cirurgia para que evitem erros de diagnóstico e de técnicas. Nessas consultas iniciais serão abordados os detalhes do caso em questão.

De forma geral, procedimentos bem indicados e cirurgias realizadas adequadamente trazem excelentes resultados, mas é importante ressaltar que, em muitos casos, o tratamento fonoterápico é fundamental para auxiliar a criança a entender como movimentar a língua, até então parcialmente restrita.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Gabriel Politano

Gabriel Politano

Dr. Gabriel Politano é diretor do departamento de odontologia para gestantes e neonatos da Associação Brasileira de Odontopediatria e responsável pelas equipes de odontopediatria do Ateliê Oral Kids e do Politano Odontopediatria. CRO-SP: 74.931.