HIIT: como fazer treino de 30 minutos que tonifica e emagrece

22 de outubro de 2018

|

Uma das maiores tendências fitness mundiais, o HIIT vem ganhando adeptos pelo mundo por sua praticidade e eficiência. Saiba mais sobre ele:

O que é HIIT?

HIIT é a sigla em inglês para High Intensity Interval Training, em português “Treino Intervalado de Alta Intensidade”. Como o próprio nome diz, o HIIT é um treino intenso de curta duração, muito apropriado para pessoas que possuem pouco tempo para treinar.

Como fazer HIIT

Você pode realizar o HIIT de diversas formas: na bike, na esteira, com pesos (anilhas, halteres, barras) ou simplesmente com o peso do próprio corpo.

O que importa é seguir um dos protocolos. Um dos mais comuns é o TABATA, que consiste em realizar o exercício escolhido por 20 segundos com a maior intensidade possível e descansar por 10 segundos. A sugestão é você repita esse procedimento por, no máximo, 20 minutos.

Porém, existem outros tipos de treino. É possível, por exemplo, alternar estímulos de intensidade máxima de 1 a 2 minutos com estímulos de intensidade baixa de 2 a 3 minutos.

É muito importante, que um profissional de Educação Física oriente a prática desta atividade, já que somente ele é capaz de determinar qual protocolo vai atender melhor o seu perfil e objetivos.

Vantagens do HIIT

O HIIT é curto. Em 30 minutos você aquece, treina, descansa e está pronto para ir embora, ou seja, é ideal para quem não pode perder muito tempo na academia.

Pesquisas apontam que o exercício intervalado gasta mais calorias do que uma caminhada ou um trote na esteira de 60 minutos, sendo uma ótima alternativa para quem quer emagrecer.

O treino HIIT pode ser feito em qualquer lugar, com qualquer aparelho ou sem aparelho, como citado anteriormente.

Qualquer um pode fazer o HIIT, desde o aluno iniciante até o avançado, pois cada um segue e respeita a sua intensidade “máxima”.

O melhor de tudo, é o aumento do consumo de oxigênio pós-exercício (sigla em inglês, EPOC). Ou seja, você gasta muitas calorias pós treino, pois como ele é extremamente intenso, o seu metabolismo se mantém acelerado por horas.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Thais Basilio

Thais Basilio

Bacharela e Licenciada em Educação Física pela FMU. Professora de Ginástica Coletiva na Bio Ritmo Academia e personal trainer. Apaixonada por atividade física, saúde e como a Ginástica Coletiva integra as duas coisas. Ministra aulas dos programas Les Mills (BODYJAM, BODYCOMBAT, CXWORX, SH’BAM, BODYPUMP, POWER JUMP), bike indoor (Torq - programa da Bio Ritmo), modalidades tradicionais (abdominais e alongamento) e FitDance.