Hambúrguer vegetariano: aprenda duas receitas deliciosas e práticas

27 de setembro de 2018

|

Quando falamos de alimentação vegetariana, precisamos estar atentos a composição das refeições. Neste caso, a oferta de proteínas provém principalmente de cereais e leguminosas, como no caso de uma refeição com uma porção de cereal (arroz, quinoa ou amaranto, por exemplo) e duas porções de leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja ou ervilha).

Uma forma prática e deliciosa de sair da rotina alimentar é apostar em preparações criativas e alternativas, como o hambúrguer vegetariano. Ele pode ser uma opção ótima, saudável e durável – já que pode ser congelado.

Receitas de hambúrguer vegetariano

As receitas a seguir podem ser servidas tanto dentro do pão, quanto em um prato aberto. Aproveite:

Hambúrguer de grão-de-bico e lentilha

Ingredientes

  • 3 xícaras de chá de grão-de-bico bem cozido
  • 1 xícara de chá de lentilha cozida
  • Farinha a gosto
  • Manjericão e alho a gosto

Modo de preparo

Em fogo médio, cozinhe o grão-de-bico, a lentilha e os temperos. Mexa até formar uma pasta (se necessário use um mixer ou triturador para desmanchar os grãos).

Espere esfriar a massa e acrescente aos poucos farinha até dar liga. Faça os hambúrgueres e asse em forma untada com óleo.

Hambúrguer de amaranto

Ingredientes

  • 2 cenouras grandes
  • 1 xícara de chá de flocos de amaranto
  • Farinha de trigo para dar o ponto
  • Sal e salsa a gosto

Modo de preparo

Descasque e rale as cenouras em um ralador bem fino e reserve por uns 10 minutos para que solte bastante água.

Em uma vasilha, misture os outros ingrediente, exceto a farinha, que deverá ser colocada aos poucos até que se consiga formar os hambúrgueres.

Asse-os na chapa. Monte o lanche ou consuma como segunda opção proteica.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Andressa Fortes Miranda

Andressa Fortes Miranda

Nutricionista clínica, vegetariana e estética. Apaixonada por assuntos relacionados à nutrição vegetariana, alimentação consciente e nutrição preventiva com foco na melhora da qualidade de vida e longevidade saudável. No instagram como @nutri.andressamiranda