Fibras e água é combinação ideal para melhorar digestão e perder peso

29 de agosto de 2019

|

As fibras e a água são elementos essenciais para o bom funcionamento do intestino, visto que participam do processo de absorção e digestão. Contudo, elas devem ser consumidas juntas para que seus benefícios sejam colhidos, visto que a ingestão isolada pode até mesmo piorar problemas gastrointestinais.

Importância de fibras e água para alimentação

As fibras são carboidratos não digeríveis presente nos vegetais (verdura, frutas, legumes, leguminosas) e nos cereais (de preferência os integrais) que, na presença de água, formam uma espécie de “gel” que retarda o esvaziamento gástrico, o que ajuda a controlar a fome, sendo uma ótima estratégia para dieta de emagrecimento.

Esse gel também facilita o transito intestinal, evitando a prisão de ventre, o que diminui o inchaço e a sensação de estar “empachado”, bem como previne doenças sérias do intestino, como diverticulite, retocolite ulcerativa até o câncer colorretal.

A junção desses dois poderosos componentes ainda é capaz de trazer outros benefícios à saúde, como controle dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol.

Quanto consumir?

O consumo correto de fibras para um adulto é em torno de 30 gramas por dia, enquanto a ingestão de água varia de 30 ml a 35 ml para cada kg que a pessoa pesa.

Efeito rebote

As fibras têm diversos benefícios para a saúde, mas é essencial que seu consumo seja acompanhado de água, umas vez que absorve líquido. Na ausência de água, as fibras podem ficar “paradas” no trato intestinal, provocando efeito rebote e dificultando o trânsito intestinal.

Como aumentam ingestão de fibras e água?

Para colocar o consumo de fibras e água em prática, é importante incluir alguns hábitos em sua rotina, como:

  • Tenha sempre ao seu alcance uma garrafa de água;
  • Consuma chás e águas saborizadas para aumentar a ingestão hídrica;
  • Consuma diariamente frutas – além de nutritivas, são ótimas fontes de fibras –, o mesmo se estende aos vegetais folhosos e legumes;
  • Consuma suco sem coar ou descascar, visto que as cascas e polpas das frutas são ricas em fibras;
  • Substitua farinhas e arroz refinados pelas integral.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Marília Sussaio

Marília Sussaio

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro, pós graduada em Nutrição Clinica Funcional pelo Istitudo Vp, coach de emagrecimento pelo Nutrition Coach. Acredito em uma alimentação baseada em comida de verdade e de fácil aplicação. Tenho experiência em atendimentos em consultório e palestras e sou apaixonada por transformar vidas por meio dos alimentos. CRN3 39892