Dor de cabeça no treino: quando procurar um médico?

03 de outubro de 2018

|

Dor de cabeça no treino é uma queixa relativamente comum e que acontece principalmente durante ou após esforços extenuantes e prolongados nas mais diversas modalidades, como corrida, remo, tênis, natação e levantamento de peso.

Tipos

Esta dor de cabeça do exercício pode ser dividida em duas categorias:

Primárias: geralmente inofensivas, não estão ligadas a nenhum problema subjacente
e podem ser prevenidas com medicação.

Secundárias: causadas por um problema subjacente, muitas vezes sério dentro do cérebro –
como sangramento, aneurismas e tumores.

Sintomas de dor de cabeça no treino

Dores de cabeça durante o exercício são caracterizadas por incômodos latejantes durante ou após um exercício extenuante, afetando um ou os dois lados da cabeça.

Atenção com sintomas de alerta para gravidade:

  • Vômitos
  • Perda de consciência
  • Visão dupla
  • Rigidez do pescoço

Quando procurar um neurologista?

Se você sentir dor de cabeça durante ou após o exercício, consulte sempre um neurologista. Em alguns casos, exame físico e neurológico é suficiente, já em outros é necessária uma investigação específica.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Aline Turbino

Aline Turbino

Neurologista pela Casa de Saúde Santa Marcelina (SP), Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Membro da International Headache Society, Chefe do Setor de Investigação de Cefaleias da Residência Médica de Neurologia do Hospital Santa Marcelina, Pós Graduanda do Setor de Cefaleias da UNIFESP - Programa de Mestrado da UNIFESP, Pesquisadora do Setor de Cefaleias da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Especialização em toxina botulínica para doenças neurológicas HC-USP, Título de especialista em neurossonologia USP e Especialização em doenças do sono. CRM 128847