Diferença entre vegetarianos e veganos vai muito além do prato

29 de maio de 2019

|

De acordo com a The Vegan Society, “o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. A dieta é baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais”.

Existem diferentes tipos de dietas vegetarianas, sendo elas:

Ovolactovegetariana: exclusão apenas das carnes, mantendo o consumo de ovos e laticínios.

Lactovegetariana: exclusão das carnes e ovos, mantendo apenas o consumo de laticínios.

Ovovegetariana: exclusão das carnes e laticínios, mantendo apenas o consumo de ovos. É a menos comum.

Vegetariana estrita: exclusão de carnes e qualquer alimento derivado de animais (ovos, laticínios, mel, manteiga, gelatina, etc).

Então, qual a diferença entre vegetarianos estritos e veganos?

A principal diferença está no ativismo em torno da causa animal, pois, diferente dos vegetarianos estritos, os veganos vão além da alimentação e seguem uma filosofia de vida, lutando em prol da vida animal livre de exploração e boicotando os componentes animais não alimentícios, como couro, lã, seda e outros, além de marcas que realizam testes em animais (ex: cosméticos, produtos de limpeza, higiene pessoal, entre outras categorias).

Para entender melhor, podemos dizer que todo vegano é vegetariano estrito, mas nem todo vegetariano estrito é vegano.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Andressa Fortes Miranda

Andressa Fortes Miranda

Nutricionista clínica, vegetariana e estética. Apaixonada por assuntos relacionados à nutrição vegetariana, alimentação consciente e nutrição preventiva com foco na melhora da qualidade de vida e longevidade saudável.