Dieta CiCo promete emagrecimento rápido, mas oferece riscos graves

21 de agosto de 2019

|

No cenário da Nutrição no Brasil, os regimes da moda são muito propagados e, nesse contexto, a denominada dieta CiCo, sigla para Calories in, Calories out (em tradução literal, “calorias dentro, calorias fora”), surgiu causando polêmica. Saiba mais sobre ela:

O que é dieta CiCo?

O protocolo se embasa na contagem de calorias, porém não se importa com a fonte alimentar que irá fornecê-las. Como causa um balanço energético negativo, acarreta na perda de peso.

Como funciona?

Basicamente, a dieta consiste numa ingestão calórica menor do que o gasto energético do indivíduo, independente dos alimentos a serem ingeridos. Ou seja, a dieta CiCo não é contra a ingestão de alimentos pouco nutritivos, gordurosos ou repletos de conservantes, desde que tenham poucas calorias.

Resultados

Por não orientar seus adeptos quanto à importância de uma alimentação nutritiva e equilibrada, a dieta CiCo gera perda de massa magra e água. Em contrapartida, não ocorre emagrecimento saudável, que consiste na perda de gordura concomitante com a preservação da massa magra.

Faz mal?

Devido ao fato de a dieta CiCo determinar a ingestão de qualquer alimento, desde que a contagem calórica ao final do dia seja atingida, ignora completamente a educação nutricional. O referido protocolo, não ensina bons hábitos alimentares e, com isso, se exime de dois fatos extremamente importantes: saúde e composição corporal.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Paula Stempniewsky

Paula Stempniewsky

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, em 2009, e pós-graduada em Nutrição Clínica pelo IMEN, sou especialista em emagrecimento e experiente em desportistas e em dietas vegetarianas e veganas. Sou também programadora neurolinguística pelo instituto Instituto Nacional de Desenvolvimento Pessoal (INDP) desde 2010, Coach formada pelo Nutritional Coaching em 2016 e atualmente faço formação em Ayerda e Culinária pela Clínica Dhanvantari. Realizo atendimentos que englobam um trabalho integrado com pilates, estética, yoga, danças, acupuntura e moda vegana.