Dentes perfeitos: como conquistá-los?

30 de novembro de 2018

|

O sorriso é uma joia rara e a Odontologia passou a entender esta questão, não tratando só os dentes, mas o rosto como um todo. Deste modo, são levados em conta a expressão, o temperamento, o momento e os hábitos de vida do paciente para, enfim, conquistar os “dentes perfeitos”. Entenda:

Dentes perfeitos existem?

Definitivamente, o sorriso e a estética não são uma receita de bolo idêntica para todos. Queremos um sorriso padronizado ou a melhor versão de nós mesmos? Há pacientes que falam: “quero o sorriso da Julia Roberts”. Não, não é possível ter o mesmo sorriso da Julia Roberts. Cada pessoa é única e, portanto, não há apenas um tipo de perfeição. Ainda bem!

Para se ter ideia da profundidade de mexer na boca e nos dentes, até a personalidade deve ser levada em conta na hora de se redesenhar um sorriso… Se a pessoa tem um jeito mais forte, por exemplo, não vamos recorrer àqueles dentes redondos, pois não vão combinar.

O primeiro passo para redesenhar um sorriso é a avaliação, com uma entrevista aprofundada sobre o paciente e seu momento de vida e ocupação, pois até a dicção pode mudar.

Formato dos dentes e personalidade

Dentes ovais são associados à personalidades sensíveis. Retangulares remetem à pessoas determinadas. Dentes triangulares relevam temperamentos dinâmicos. Por fim, os formatos de dentes quadrados são associados à sujeitos mais calmos.

Uma vez uma atriz famosa me procurou pois iria fazer uma personagem muito mais nova que ela, que foi inclusive de grande sucesso. Fizemos a transformação do visual, lançando mão de dentes maiores e clareamento – pois quanto mais o dente aparece, maior é a impressão de juventude. Ela tinha 25 anos e passou por 17 anos.

Outro caso foi uma paciente que ficou viúva e teve de assumir os negócios da família em um universo totalmente masculino. Ela me contou que queria mudar o visual, pois não era muito respeitada por seus funcionários; optei, então, por deixar seus caninos ligeiramente pontiagudos.

O sorriso é tão importante na vida das pessoas que, certa vez, uma paciente me procurou querendo seus dentes totalmente quadrados. Fiquei intrigado, pois ela era bastante feminina. Eu lhe disse que seu sorriso ficaria masculino, ao que ela respondeu: “quero ter o sorriso do meu pai”. Entendendo questões profundas, pude apresentar um meio-termo, fazendo com que ela ficasse feliz com o resultado.

Enfatizo que, apesar de todas as técnicas disponíveis hoje no mercado, sou favorável ao visual natural, com pequenas correções e pequenos ajustes que podem melhorar e muito o sorriso.

Olha que curioso: os primeiros dentes, os incisivos centrais, revelam a idade; quanto mais longos, mais jovem se aparenta. Ao lado deles, incisivos laterais, demonstram sexualidade, feminilidade. Os terceiros trazem a personalidade.

Aparelhos, clareamento e lentes de contato

Aparelhos invisíveis ortodônticos e o clareamento já são de grande valia para transformar vidas e trazer segurança na hora de procurar emprego, conquistar uma pessoa ou simplesmente espalhar gargalhadas por aí. Quer coisa melhor do que ser feliz?

Lentes de contato podem ser usadas, entretanto, devem ser o último recurso, avaliado caso a caso, já que são lâminas artificiais sobre os dentes naturais. E se a pessoa se arrepender depois? Além disso, com a lente, há o desgaste dos dentes. Tudo deve ser levado em consideração na hora de conquistar os dentes perfeitos.

Por fim, não avaliamos só o sorriso dos pacientes; o objetivo é conquistar harmonia e trazer o que a pessoa quer revelar, sempre com bom senso, ótimos equipamentos e profissionalismo.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Dr. Marasca

Dr. Marasca

O Cirurgião-Dentista José Milton Barbosa Marasca é formado pela Faculdade de Odontologia da UNESP e desde 1983 atua na cidade de São Paulo. Conquistou uma clientela fiel na área da estética, aliada a saúde bucal, que resultou na criação da clínica Estética Dental.