Cuidados que você deve adotar nos dias de calor

Atualizado em 17 de setembro de 2019

|

Os dias de calor mais intenso podem causar danos à saúde. Nesse clima, é comum o organismo perder líquido ao longo do dia, o que pode causar alterações metabólicas.

As altas temperaturas causam um desconforto no corpo, o que é  manifestado por queda de pressão, desidratação, insolação e edemas nos membros. Ainda existem aqueles que suam em excesso e sofrem com cãibras. Esses sintomas podem indicar que o corpo está próximo de sofrer um colapso, principalmente quando ocorre a transpiração em excesso.

Para minimizar os efeitos do calor é necessário adotar algumas medidas, tais como:

Se hidrate

O ideal é consumir quantidade de líquido indicada por médicos e nutricionistas, a qual pode estar em forma de água, suco e frutas – em especial as que apresentam uma boa quantidade de água, como laranja e melancia.

Faça atividades físicas

A atividade física é essencial para manter a saúde, além de prevenir doenças. No entanto, no calor o corpo se desidrata de forma fácil e esse efeito durante o exercício pode ser mais prejudicial do que benéfico. Deste modo, é preciso manter a rotina de atividades com intensidade leve.

Se alimente de forma saudável

A alimentação saudável é importante em qualquer estação. Para lidar com o mal-estar causado pela alta temperatura é preciso consumir diversos tipos de vegetais, cozidos ou crus. Durante o preparo é preciso ter cuidado para não exagerar no sal, o qual gera picos na pressão arterial.

Use protetor solar

Os raios ultravioletas são bem intensos, então é necessário utilizar o protetor solar em todos os climas. Além disso, não importa o tempo que a pessoa vai ficar exposta ao sol, visto que qualquer período pode causar insolação grave ou câncer.

Na dúvida, procure um dermatologista para verificar qual proteção é mais eficaz para sua pele.

Vista roupas de tecido leve

As roupas de malha e de algodão são mais adequadas contra o calor porque conseguem absorver o suor, enquanto outros tecidos não permitem a evaporação da transpiração. As roupas claras são mais frescas do que as peças escuras.

Umidifique o ar

Os dias quentes são propensos à chuva, porém também pode haver que da umidade do ar e, consequentemente, provoca problemas respiratórios.

Evite comidas quentes

O bem-estar só acontece quando o corpo fica com temperatura agradável por isso é indicado evitar comidas quentes e pesadas, de modo a optar pelas leves e frescas.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Marcus Yu Bin Pai

Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai é fisiatra, médico especialista em Dor e Acupuntura, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e médico pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.