Como diminuir o consumo de sal: 6 dicas eficazes

24 de junho de 2019

|

A Organização Mundial da Saúde recomenda que se consuma diariamente apenas cinco gramas de sal, entretanto o brasileiro consome em média 12 gramas por dia, excesso que está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial, fator que colabora com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de sal está relacionado a altos níveis de sódio no corpo, mineral que retém líquido e faz com que o sangue exerça maior pressão nas artérias e veias, o que sobrecarrega o coração.

O grande segredo para diminuir o consumo de sal é adotar estratégias na rotina que reduzam o tempero sem alterar o sabor dos alimentos, visto que é sempre importante preservar uma alimentação saudável e saborosa. Veja algumas dessas estratégias a seguir:

Dicas para diminuir o consumo de sal

Use ervas naturais

O Brasil é rico em temperos e ervas que, além de serem saborosas, são fáceis de encontrar e têm preço acessível. Usando-as, você adiciona sabor à refeição sem precisar acrescentar o sal.

Para o arroz, por exemplo, aposte em alho, cebola, cúrcuma e orégano. Nas sopas e caldos, tomilho e curry farão toda diferença. Para as carnes e aves, use açafrão, alecrim, sálvia e pimenta. Para os peixes, a vez é do louro e do limão. Em saladas, aposte em molhos feitos em casa com limão, azeite e vinagre.

Faça sal de ervas

O sal de ervas tempera a comida da mesma forma que o tradicional, porém com menos sódio. Para prepará-lo, basta bater os seguintes ingredientes no processador até obter a textura do sal fino de mesa:

  • ½ xícara de sal grosso
  • ½ xícara de orégano desidratado
  • ½ xícara de salsa desidratada
  • 2 colheres de sopa de alecrim desidratado

Afaste-se do saleiro

Evite deixar o saleiro na mesa, visto que o ato faz com que se acrescente sal à comida muitas vezes sem necessidade.

Esqueça a pitada

Durante o preparo das refeições, use uma colher como medida para o sal. Assim, você terá maior noção da quantidade que está consumindo.

De olho no rótulo

Se atente à quantidade de sódio dos produtos industrializados, visto que eles costumam usar grandes quantidades para realçar o sabor e prolongar a conservação.

Evite condimentos e caldos industrializados

Outra dica para diminuir o consumo de sal é evitar alimentos com grande quantidade de sódio em sua composição, como temperos e caldos industrializados, molhos, alimentos embutidos e comidas prontas congeladas.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Marília Sussaio

Marília Sussaio

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro, pós graduada em Nutrição Clinica Funcional pelo Istitudo Vp, coach de emagrecimento pelo Nutrition Coach. Acredito em uma alimentação baseada em comida de verdade e de fácil aplicação. Tenho experiência em atendimentos em consultório e palestras e sou apaixonada por transformar vidas por meio dos alimentos. CRN3 39892