Como consumir chia: dicas e receitas para inseri-la no cardápio

24 de julho de 2018

|

A chia é a semente da planta salvia hispânica, nativa antiga da Guatemala, que ficou bastante popular pelo seu alto valor nutricional e sua versatilidade na cozinha, podendo ser usada tanto para doces quanto para salgados.

A semente é um alimento interessante para acrescentar na alimentação porque seu alto teor de fibras forma um gel no estômago que prolonga a sensação de saciedade e, por isso, pode ser usada para auxiliar  na perda de peso. Mas não se engane, o que ajuda de fato a emagrecer é um plano alimentar adequado às suas necessidades como um todo.

As fibras da chia também são importantes para alimentar as bactérias boa do trato gastrointestinal, regulando diversas atividades do organismo.

Sem contar que a sementinha é fonte de cálcio – mineral que é essencial para ossos e contração muscular – e ômega 3 – gordura importante para nossa memória, para a boa comunicação celular e cheia de antioxidantes (componentes que ajudam a minimizar os efeitos dos radicais livres que produzimos naturalmente).

Como consumir chia: dicas e receitas

Podemos consumir a chia de varias maneiras, como batendo no suco verde, salpicando um pouco em cima das frutas, colocando em o bolos e pães ou até mesmo como sagu.

A seguir, veja

Sagu de chia

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de suco de uva natural, integral e orgânico
  • 3 colheres de sopa de chia
  • 1 colher de sopa de lascas de amêndoas

Modo de preparo

Misture o suco de uva com a chia com a ajuda de uma colher por 3 a 5 minutos sem parar: isso vai evitar que as sementes grudem umas na outras.

Você vai perceber que obterá uma consistência de gel. Se ficar muito grosso, adicione mais suco de uva e, se ficar muita ralo, acrescentar mais chia. Mas cuidado, acrescente aos poucos para não passar do ponto.

Depois, salpique as lascas de amêndoas por cima e se delicie. É perfeito para café da manhã ou lanche da tarde!

Pãozinho de mandioquinha

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de chá de mandioquinha cozida e amassada
  • 1 xícara de chá de polvilho doce
  • 1 xícara de chá de polvilho azedo
  • ½ xícara de chá de água
  • ¼ de xícara de chá de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de chia
  • 1/3 de xícara de chá de manjericão picadinho ou orégano
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Em um recipiente grande, misture mandioquinha cozida e amassada, sal, azeite e água até formar uma massa homogênea.

Depois, acrescente os polvilhos e misture. Adicione a chia e as ervas e mexa bem até massa ficar bem uniforme, igual a de pão de queijo, que é fica fácil de modelar. Se quiser, deixe uns 10 minutos na geladeira para ficar ainda mais durinha.

Aqueça o forno em 180 graus por 15 minutos. Faça bolinhas com a massa e asse de 15 a 20 minutos.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Fabi Sabatini

Fabi Sabatini

Sou Nutricionista Funcional e Coach de Nutrição Integrativa. Ajudo pessoas a terem uma vida saudável, através da metodologia que eu criei, o Ciclo de Vida Saudável, com 5 pilares; a Nutrição, a Organização, o Sono, a Atividade Física e o Auto Conhecimento. E hoje a minha maior paixão é compartilhar com as pessoas informações e praticas para um estilo de vida saudável.