Clareamento dental para dentes amarelados: vale a pena?

08 de agosto de 2018

Por Dr. Marasca

É inegável que o sorriso é o nosso cartão de visitas, já que ele melhora nossa aparência, traz oportunidades sociais e até auxilia na relação com o mercado de trabalho.

Noto com os pacientes que a melhora deste ponto focal do rosto leva a pessoa a começar a se vestir melhor, a falar melhor e tudo ao seu redor parece conspirar a favor. Trata-se de uma mudança de atitude! Pensa naquela pessoa que vivia fugindo de fotos ou saia sempre carrancuda: ninguém precisa viver assim. Nada melhor do que sorrir, gargalhar e se expressar livremente. Não é mesmo?

Então, a seguir saiba mais sobre os dentes amarelados e se vale a pena fazer clareamento dental.

Por que os dentes amarelam?

Tudo que é orgânico envelhece e, por isso, há a mudança de cor dos dentes com o passar dos anos. Não acredito na proibição de alimentos, afinal, não vamos nos poupar dos prazeres da vida, mas indico a manutenção da saúde bucal, bem como o clareamento, com visitas regulares ao seu dentista de confiança.

Como saber se dentes estão amarelados?

Para começar, quem quiser saber se os dentes estão em um tom um pouco amarelado, tenho uma dica: compare seus dentes com a parte branca de seus olhos. Faça uma selfie e equipare: se estiverem muito amarelos, é hora de procurar ajuda. Felizmente, existem inúmeras opções hoje em dia.

Digo isso porque cada pessoa tem um tom de dente específico, assim como a pele. Contudo, sempre é possível melhorar.

Clareamento dental: vale a pena?

Ao contrário do que se pensa, o clareamento dental é o menos invasivo dos procedimentos odontológicos. Não faz mal algum, desde que feito com um profissional, é bom enfatizar.

O desgaste que essa prática proporciona aos dentes é o mesmo que tomar um copo de refrigerante. E este desgaste nunca será recuperado? Sim, em cerca de dez minutos a saliva vai repor tudo.

Tratamentos caseiros são contraindicados

Quanto aos tratamentos caseiros, não os recomendo, pois podem ser prejudiciais à saúde dos dentes, já que muitas pessoas deixam o produto agindo por mais tempo do que o recomendado. Então, fuja das promessas mirabolantes.

De todo modo, quando a pessoa trabalha com a aparência (como um apresentador ou uma atriz) há ainda outras possibilidades, como a aplicação das lentes dentais de porcelana, que são laminados de cerâmica pura, altamente estéticos, translúcidos e desenhados sob medida para cada caso.

Definimos com o paciente o melhor tamanho, cor e forma, proporcionando um sorriso bonito e natural.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Dr. Marasca

Dr. Marasca

O Cirurgião-Dentista José Milton Barbosa Marasca é formado pela Faculdade de Odontologia da UNESP e desde 1983 atua na cidade de São Paulo. Conquistou uma clientela fiel na área da estética, aliada a saúde bucal, que resultou na criação da clínica Estética Dental.