Quais as chances de engravidar depois dos 40 anos?

26 de julho de 2019

|

As chances de engravidar depois dos 40 anos dependerão de a mulher ter ou não problemas de fertilidade. Entenda:

Chances de engravidar depois dos 40 anos são pequenas

Se não tiver, há quem diga que as possibilidades são de cerca de 40%, porém discordo disso tendo como base o que vejo em meu consultório, em que os números giram em torno de 5% a 10%.

Já para pacientes que têm dificuldade para engravidar e fazem fertilização in vitro com 40 anos, a probabilidade de conseguir é de mais ou menos 5%, caindo para 3% a 2,5% quando completa 41 anos e para 1% a 0,5% ao fazer 42. Nesses casos, além do índice de sucesso ser muito baixo, os custos com a fertilização podem ser muito altos, por vezes ultrapassando os R$ 30 mil, já que envolvem uma série de exames e procedimentos.

Daí a importância de se abrir para outras possibilidades. Claro que a maioria dos casais deseja usar seus próprios óvulos e espermatozoides para engravidar. Porém, se as chances disso acontecer forem muito pequenas, é importante pensar em, por exemplo, usar óvulos de uma doadora mais jovem. Se ela tiver 30 anos, a paciente de 40 aumenta as chances de engravidar de 40% a 60%. Vale refletir sobre isso e conversar com o seu médico.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Ricardo Luba

Ricardo Luba

Ricardo Luba é ginecologista e obstetra membro da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL), da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose (SOBENGE) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).