O que causa tosse? Gripe, refluxo, tumores e mais 9 doenças

09 de abril de 2019

|

Somente quem passou por alguma crise forte de tosse sabe quão chato é o desconforto. Muitas vezes, é fruto de uma irritação simples da garganta, mas há casos em que pode ser causada por algo mais grave. Entenda as causas de tosse:

O que é tosse?

A tosse é um reflexo natural para expelir quaisquer substâncias nocivas, sejam o próprio catarro, alimentos, insetos ou quaisquer outras coisas que possam entrar acidentalmente nas vias respiratórias.

Causas de tosse

Alergias e infecções virais

Alergias e infecções viais, como o resfriado comum ou a gripe, também podem causar tosse.

Choque térmico

A tosse pode ser fruto de irritações por choques térmicos.

Asma, bronquite e sinusite

Outra causa comum é a tosse causada pela crise de broncoespasmo presente na asma ou na bronquite viral. Além disso, sinusite pode ser uma causa de tosse.

Refluxo

O refluxo ácido do estômago também é uma causa comum de tosse, gerando outros sintomas como sensação de algo parado ou queimando na garganta, pigarro constante e rouquidão.

Importante lembrar que os pacientes que tem refluxo ácido nem sempre sentem dores ou incômodos no estômago, ou seja, nem sempre apresentam a famosa azia. Mas, mesmo assim, o refluxo pode existir e irritar a garganta.

Medicamentos

A tosse pode ser também decorrente de efeito colateral de alguns medicamentos, especialmente os usados no tratamento de hipertensão arterial, como o captopril.

Pneumonia

Existem causas mais graves que precisam ser investigadas, como a própria pneumonia, que corresponde a uma infecção dos pulmões, levando a febres altas, tosses com muita secreção, dores nas costas, mal-estar etc. O cuidado deve ser especial caso estes sintomas estejam presentes em crianças abaixo de cinco anos ou idosos acima de 60 anos.

Doença cardiovascular

A tosse geralmente é vista como um sintoma do sistema respiratório, mas não podemos esquecer que doenças cardiovasculares também podem gerá-la, como a insuficiência cardíaca congestiva.

Tumor

Alguns tumores também podem se manifestar com tosse.

Infecções

Além disso, a tosse pode ser fruto de várias outras causas infecciosas crônicas, como contato com fungos, vírus e bactérias.

Quando procurar um médico?

O diagnóstico correto da tosse é que vai levar à cura definitiva. Portanto, a automedicação não é suficiente e pode, inclusive, postergar o tratamento correto e piorar mais a situação.

O médico deve sempre ser consultado caso a tosse se prolongue mais de 5 dias ou venha acompanhada dos sintomas de febre alta, mal-estar intenso, dores no peito, sangramento, secreção amarelada ou esverdeada em grande quantidade, rouquidão persistente ou falta de ar importante.

De qualquer forma, o tratamento geral pode ser iniciado nos primeiros dias de instalação da tosse, com o uso das inalações com soro fisiológico, borrifar soro fisiológico nas narinas, tomar muita água e repousar o corpo, mantendo uma alimentação saudável e balanceada.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Jamal Azzam

Jamal Azzam

É médico formado pela USP em 1986, com residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. O especialista tem mais de 30 anos de experiência em atendimentos e cirurgias na área de otorrinolaringologia. Dr. Jamal atende crianças, adultos e idosos de ambos os sexos; é membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e ministra palestras em diversos congressos a nível nacional e internacional.