Casca de banana faz bem e é deliciosa: benefícios e como aproveitar

27 de setembro de 2018

|

Diversas pesquisas apontam que há desperdício de 30% dos alimentos comprados devido a não utilização de cascas, talos e folhas. Uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana, é um clássico exemplo de falta de aproveitamento: embora sua casca seja muito nutritiva, na maioria das vezes é descartada.

Saiba como aproveitá-la:

Benefícios da casca de banana

Dentre os compostos fenólicos presentes na casca da banana, estão flavonoides, carotenoides e vitamina C, os quais possuem características antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam células saudáveis, levando ao envelhecimento precoce.

A casca de banana ainda é uma boa fonte de fibras, que auxiliam o transito intestinal de modo a contribuir positivamente em casos de diarreia e prisão de ventre.

Ainda por cima, a casca de banana possui fitoesterois (BERTOLINI et al. 2010) responsáveis pelo controle dos níveis de colesterol alto no organismo.

A casca da banana também é rica em taninos, que possuem ação antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica, e estimulam a cicatrização.

Sua composição ainda contém triptofano, um percursor da serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer –, além de quantidades elevadas das vitaminas B6 e B12, magnésio e potássio.

Como usar casca de banana na alimentação?

 

benefícios da banana

Como sugestão de forma de preparo, é possível fazer uma “carne louca” vegana, cujo preparo é semelhante ao tradicional, porém a carne bovina é substituída pela casca de banana cortada bem fina.

Ainda pode-se aproveitar essa parte da fruta em uma caponata com a casca de banana ou no preparo de bolos.

Prefira a versão orgânica

Para o consumo da casca de quaisquer alimentos, é recomendado dar preferência por orgânicos, visto que essa é a parte que mais concentra os agrotóxicos prejudicais à saúde.

Receita de bolo de casca de banana

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 3 xícaras de chá de açúcar de coco ou demerara
  • 3 xícaras de chá de farinha de arroz (para opção sem glúten) ou trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Lave bem a banana antes de descascá-la em água corrente. Descasque-a e bata no liquidificador junto aos ovos, o leite, a manteiga e o açúcar. Despeje essa mistura em uma vasilha, adicione a farinha e misture bem.

Por último, acrescente delicadamente o fermento, misture e despeje a massa em uma forma untada e esfarinhada. Leve ao forno, em temperatura média, por aproximadamente 30 minutos.

Agora, é só aproveitar!

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Marília Sussaio

Marília Sussaio

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro, pós graduada em Nutrição Clinica Funcional pelo Istitudo Vp, coach de emagrecimento pelo Nutrition Coach. Acredito em uma alimentação baseada em comida de verdade e de fácil aplicação. Tenho experiência em atendimentos em consultório e palestras e sou apaixonada por transformar vidas por meio dos alimentos. CRN3 39892