O que é atendimento humanizado em consultórios médicos?

26 de maio de 2019

|

Atendimento humanizado é aquele que visa o paciente como um todo, ou seja, não liga somente para o tratamento do problema de saúde que o indivíduo busca tratar, mas aborda assuntos que podem ter contribuído com ele, como estresse, falta de tempo para comer, problemas familiares, entre outros.

Médicos que fazem atendimento humanizado prestam atenção no que o paciente fala e não só ficam olhando para tela do computador. Eles examinam e tiram dúvidas, pegam nas mãos e até mesmo abraçam.

Paciente doente, com dor e/ou depressão, precisa ser visto pelo médico como um conjunto e, não só como uma queixa que precisa ser consertada. Portanto, escutar com detalhes seus hábitos diários, problemas em casa e no serviço faz parte do diagnóstico da doença.

Isso faz toda diferença na segurança que o paciente terá em realizar seu tratamento, assim como sua eficácia.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Vanessa Prado

Vanessa Prado

Médica do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, membro da Sociedade Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC). CRM 129114