Alimentos que parecem saudáveis, mas não são: inflamam e engordam

07 de agosto de 2018

Por Fabi Sabatini

Muitas vezes, comemos alimentos com a impressão de que estamos arrasando na alimentação, mas, na verdade, eles estão sugando nossa energia e atrapalhando a nossa saúde. A seguir, veja alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Quiche

A quiche feita em restaurantes e lanchonetes comuns é entupida de margarina, uma gordura que é pura podridão industrial. E mais: ela tem muita farinha de trigo, um alimento altamente inflamatório. Esses dois ingredientes, por si só, já estragaram toda a refeição.

Então, minha dica é: se for comer quiche, saiba a procedência. Veja se a massa é de grão-de-bico ou outra farinha do bem, e se certifique que não leva margarina.

Suco de fruta

Quando preparamos essa bebida, aumentamos muito a concentração de frutose, já que normalmente no suco vai muito mais de uma unidade de fruta, e é ai que mora o problema. Essa quantidade exagerada de açúcar da fruta só aumenta a insulina, estocando gordura, causando inflamação e mais fome. Para completar, os sucos geralmente são coados e, com isso, perdem todas as suas fibras, piorando ainda mais a quantidade glicêmica no sangue.

Minha dica: a fruta foi feita para ser comida, preferencialmente com casca. Para mim, suco é só verde!

Pão francês

Quem ainda acha que pão francês sem miolo é ok?

O bicho é rico em farinha de trigo do mal, cheio de bromato para acelerar a fermentação e, ainda por cima, não tem nada, absolutamente nada de nutriente, somente farinha de trigo com alto índice glicêmico que vai inflamar, causar celulites, rugas e síndrome metabólica.

Minha dica: cai fora desse apego! Faça seu próprio pão caseiro ou compre pão de boa procedência, e de preferência de fermentação natural  — que garante boa digestibilidade e menos inflamação. Ou coma somente quando bater aquela super vontade.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Fabi Sabatini

Fabi Sabatini

Sou Nutricionista Funcional e Coach de Nutrição Integrativa. Ajudo pessoas a terem uma vida saudável, através da metodologia que eu criei, o Ciclo de Vida Saudável, com 5 pilares; a Nutrição, a Organização, o Sono, a Atividade Física e o Auto Conhecimento. E hoje a minha maior paixão é compartilhar com as pessoas informações e praticas para um estilo de vida saudável.