Vinagre de maçã emagrece? Veja como usá-lo corretamente

09 de maio de 2018 ● POR Amanda Grecco

Com as mais variadas utilidades, o vinagre de maçã é um item indispensável para ter em casa. Ele pode ser utilizado para a limpeza do lar, como hidratante capilar e até tônico facial. São diversos os benefícios e formas de uso, e o mais impressionante é que o vinagre de maçã emagrece, e ele pode ser um dos seus melhores aliados para perder alguns quilinhos.

Através da fermentação da maçã, o açúcar da fruta é convertido em álcool que, durante o processo, é também modificado, resultando em ácido acético. O procedimento todo leva, ao todo, aproximadamente 30 dias e as bactérias responsáveis pela transformação são chamadas de acetobacter: saudáveis e benéficas para o organismo.

Vinagre de maçã emagrece ou não?

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, publicado na revista americana Diabetes Care, confirmou que o vinagre de maçã pode ajudar no emagrecimento.

Durante o período de um mês, um grupo de homens e mulheres ingeriu duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídas em meio copo d’água antes do almoço e jantar. Quando o estudo foi concluído, cada participante emagreceu, aproximadamente, dois quilos.

De acordo com Carol Johnston, PhD que conduziu o estudo no Arizona, a pesquisa pôde provar que a ingestão do vinagre antes das refeições tem potencial de baixar a glicose do sangue e evitar os picos de insulina, que são responsáveis pela sensação da necessidade de comer e pela conversão de glicose em triglicerídeos (fonte de energia armazenada na forma de gordura).

Isso ocorre porque o ácido acético impede parcialmente a absorção de açúcares e amidos, fazendo com que o organismo não compreenda-os como um alimentos que devam ser absorvidos, eliminando-os através do trato digestivo e ajudando na perda de peso. Esse mecanismo de eliminação dos açúcares e amidos também ajuda na prevenção do diabetes tipo 2.

De acordo com a ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), o vinagre de maçã melhora o desempenho muscular, pois ajuda na recuperação pós-treino. Além disso, ele também possui fibras de pectina que aumentam a sensação de saciedade.

Em um estudo realizado pelo NCBI (National Center for Biotechnology Information), foi provado que a ingestão do vinagre de maçã também tem capacidade de aumentar a enzima AMPK (proteína quinase ativada por adenosina monofosfato), responsável por favorecer a queima de gordura e também por reduzir a produção de gorduras e açúcares no fígado.

Outros benefícios do vinagre de maçã

Prevenção de doenças do coração

Um estudo publicado no Journal of Food Science, realizado pelo Institute of Food Technologists in Chicago, mostrou que a presença de polifenóis e ácido clorogênico têm capacidade de  inibir a oxidação das LDLs (lipoproteína de baixa densidade, responsáveis pelo aumento do colesterol) e, assim, melhorar a saúde, prevenindo as doenças cardiovasculares.

Ação bactericida

A ingestão do vinagre em doses moderadas (até duas colheres de sopa, duas vezes ao dia) ajuda na prevenção de intoxicação alimentar por combater bactérias como Escherichia Coli e também as do gênero Salmonella. Ele também pode ser usado para purificar alimentos e até águas de procedência duvidosa.

Formação de colágeno

Por ser rico em prolina, ele melhora a produção de colágeno, beneficiando unhas, pele e cabelo. A prolina é um aminoácido não essencial, sendo um dos componentes para a produção da proteína colágeno. Portanto, ela é imprescindível para a formação dos tecidos, prevenção da flacidez, bom funcionamento das articulações, veias, tendões e até do músculo cardíaco.

Uso cosmético

  • Pele: o ácido acético – principal produto do vinagre – é ótimo para clareamento de manchas da pele. Além disso, ele pode ser usado para promover esfoliações leves devido ao baixo pH, e também para promover assepsia e prevenir a acne
  • Cabelo: o baixo pH, junto a outros nutrientes como potássio e vitaminas, é um ótimo selador das cutículas dos fios. Ele atua como condicionador, desembaraçando e devolvendo o brilho às madeixas.

Para fazer um condicionador natural, misture os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • 1 colher de sopa de mel (hidrata e nutre os fios);
  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim (incentiva o crescimento capilar);
  • 1 copo de água.

Limpeza do lar

Por ser um ótimo antisséptico, o vinagre de maçã é um desinfetante muito potente. Ele também é desengordurante e pode ser usado para limpeza da cozinha, banheiro e pisos frios.

Para fazer um litro de desinfetante, misture os seguintes ingredientes:

  • 520ml de água;
  • 200ml de álcool;
  • 200ml de vinagre;
  • 50ml de suco de limão;
  • 30ml de óleo essencial de eucalipto glóbulos.

Como consumir

É importante atentar ao uso do vinagre de maçã orgânico, pois assim fica assegurada a fermentação de forma natural, com todos os bioativos preservados, e da forma mais natural possível, sem aditivos sintéticos tóxicos.

É possível ingerir até duas colheres de sopa diluídas em água, duas vezes ao dia. Não abuse desta indicação, pois o vinagre pode causar transtornos para a saúde se ingerido em grande quantidade.

Contraindicações

A ingestão do vinagre de maçã não é indicada em casos de:

  • sensibilidade no estômago, gastrite ou úlcera;
  • dentes sensíveis;
  • portadores de diabetes do tipo 1.

A aplicação de vinagre não é indicada em casos de:

  • pele sensível;
  • rosácea;
  • alergias.