Proteína ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular, diz estudo

03 de agosto de 2017 ● POR Redação

Muitas pessoas se perguntam: proteína emagrece? Pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, publicaram um estudo no American Journal of Clinical Nutrition que indica que o nutriente ajuda, sim, na perda de peso – e também no ganho de massa muscular.

Quarenta homens com sobrepeso – porém acostumados a se exercitar recreativamente – foram recrutados pelos pesquisadores e separados em dois grupos.

O grupo de baixa proteína comia cerca de 0,36 gramas por cada quilo corporal, enquanto o de alta proteína consumia aproximadamente três vezes mais. Os pesquisadores forneceram todas as refeições e bebidas – os líquidos continham proteína do soro de leite (whey protein).

Todos os participantes iam ao laboratório seis vezes por semana para exercícios extenuantes, incluindo combinações de circuitos de resistência de corpo inteiro, HIIT e treinamentos de sprint.

Após um período de testes de um mês, pesquisadores descobriram que os dois grupos perderam a mesma quantidade de peso e melhoraram a aptidão física. Entretanto, o tipo de perda de peso era diferente.

O grupo de alta proteína ganhou 1,14 kg de músculo e perdeu mais gordura (4,77 kg) que o de baixa proteína, que eliminou 3,6 kg de gordura corporal, porém não teve ganho muscular expressivo. Assim, os pesquisadores concluíram que proteína emagrece quando aliada a exercícios e controle calórico e, ainda, auxilia no aumento da massa muscular.