De olho na balança: pesar com frequência ajuda a emagrecer

Atualizado em 31 de janeiro de 2018

|

POR Redação

Você se pesa todos os dias? O senso comum acha que checar se você emagreceu ou não diariamente pode não ser vantajoso, já que o ganho ou a perda de 1 quilo é normal de um dia para outro.

Enquanto alguns vigilantes do peso sugerem jogar a balança fora para não se desmotivar, outros vigilantes do peso recomendam que quem está de dieta deve subir na balança pelo menos uma vez por semana.

Pesar com frequência ajuda

Mas uma pesquisa recente, publicada no jornal científico Plos One, mostrou que quem se pesar com frequência tem mais chances de emagrecer do que quem se pesa em intervalos maiores.

O motivo ainda não está claro, mas a autora Elina Helander, da Tampere University of Technology, na Finlândia, acredita que o efeito pode ter relação com o fato de que os que levam a dieta a sério sobem na balança todos os dias e ficam felizes e incentivados com os resultados, por menores que sejam.

O estudo analisou todas as 2.838 vezes em que 40 pessoas que participavam de um programa de emagrecimento subiram na balança.

No gráfico abaixo, que está em inglês, você vê a mudança de peso (círculos) e os intervalos em que foram feitas as análises (linha horizontal). Pode reparar: quanto mais a pessoa se pesava, menor era a variação de peso durante o mês.

 

An external file that holds a picture, illustration, etc. Object name is pone.0113164.g002.jpg

(Fonte: Plos One e The Guardian)