Dieta da sopa: cardápio e receitas do regime que emagrece rapidamente

Quando o assunto é emagrecer, a dieta da sopa é um dos mais antigos métodos. Afinal, ela veio muito antes de opções como dieta da proteína e jejum intermitente.

Apesar de não existir uma dieta da sopa milagrosa, engana-se quem pensa que ela é ineficaz ou está fora de moda. Ao contrário: é uma ótima aliada de quem quer perder peso de forma saudável. Para isso, é preciso planejar bem as refeições. Entenda mais a seguir.

O que é dieta da sopa

A dieta da sopa é feita a partir da substituição de uma ou mais refeições diárias por sopa.

É um método de emagrecimento saudável e pode ser seguido por tempo indeterminado, desde que sejam tomados alguns cuidados ao elaborá-lo, como incluir todos os nutrientes necessários. Assim como toda dieta, deve haver cuidado especial, embora a dieta da sopa seja aliada de todo o público sem comorbidades.

Variações

Existem diversas variações da dieta da sopa. Uma das mais famosas é a dieta da sopa do Incor, também conhecida como dieta da sopa da USP, que teria sido criada por estudantes da Universidade de São Paulo para pacientes em tratamento cardíaco no famoso instituto. Ela tem como ingredientes principais vegetais berinjela, nabo, agrião e repolho. É uma opção saudável, mas não possui muita proteína, por isso deve ser feita por pouco tempo.

Via de regra, é possível variar bastante no prato, mas é importante sempre incluir ingredientes de todos os grupos alimentares, como:

Proteína: carne magra, frango, soja, etc;

Vegetais: repolho, couve e espinafre, por exemplo;

Carboidrato: batata, mandioquinha ou mandioca;

Legumes: brócolis, cenoura, chuchu ou abobrinha;

Dieta da sopa emagrece mesmo?

A dieta auxilia no emagrecimento pois as sopas são hipocalóricas, ou seja, têm menos calorias do que refeições usuais. É importante, no entanto, que esteja inserida em uma rotina alimentar saudável.

Vantagens da dieta da sopa

Trata-se de uma dieta saudável e eficaz para o emagrecimento, desde que seguida corretamente.

Desvantagens

Grávida e pessoas com problemas prévios de saúde, como hipertensão, devem procurar orientação de um nutricionista antes de fazer mudanças na alimentação. Caso contrário, não há contraindicação para seguir a dieta da sopa, desde que ela seja preparada de forma a suprir as necessidades nutricionais diárias.

Como fazer?

É recomendado o consumo da sopa apenas no almoço e no jantar. Nas demais refeições, o indicado é realizar lanches intermediários tradicionais, porém não muito calóricos.

O que comer?

Alimentos permitidos

Coloque na sopa sempre uma opção de proteína, uma de carboidrato, um tipo de vegetal e outro de legume. Prefira temperos naturais.

É imprescindível variar os alimentos para melhorar o aporte calórico e para que a dieta possa ser seguida por tempo indeterminado. O interessante é que o planejamento da refeição inclua alimentos sólidos, para que a mastigação seja priorizada, melhorando assim a saciedade e não prejudicando o processo de deglutição e digestão.

Alimentos que devem ser evitados

Evite alimentos muito gordurosos, como queijos amarelos, creme de leite ou manteiga, assim como temperos industrializados, que têm sódio e gordura em excesso.

Cardápio completo

Café da manhã

Suco verde + crepioca (1 ovo, 2 colheres de tapioca e queijo branco).

Lanche da manhã

Iogurte desnatado com chia e frutas vermelhas.

Almoço

Sopa de carne com legumes.

Lanche da tarde

2 ovos cozidos ou uma banana com aveia e canela ou 1 colher de sopa de oleaginosas com uma fruta.

Jantar

Sopa de frango com legumes.

Ceia

4 colheres de sopa de abacate com 1 xícara de chá de camomila ou erva-doce.

Receitas de sopa para dieta

 

Vários pratos de sopa.
New Africa/Shutterstock

Sopa de frango com legumes, mandioquinha e couve

Ingredientes

  • 300 gramas de frango
  • 4 colheres de servir cheias de legumes de sua preferência (chuchu ou cenoura, por exemplo)
  • 2 colheres de servir de mandioquinha
  • 4 punhados de couve
  • Cebola, alho, sal e azeite extravirgem para refogar

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e adicione o frango em cubos pequenos até que fique selado. Tempere com cebola, alho e sal a gosto.

Quando a carne estiver dourada, coloque os demais ingredientes, mexa e acrescente água até cobrir tudo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que o legume esteja bem mole.

Se desejar, bata uma parte da sopa para deixá-la mais cremosa e junte com o restante dos ingredientes em sua forma mais densa.

Sopa de carne com repolho

Ingredientes

  • 300 gramas de carne moída
  • 4 colheres de servir cheias de cenoura
  • 2 colheres de servir de batata-doce
  • 4 punhados de brócolis
  • Cebola, alho, sal e azeite extravirgem para refogar

Modo de preparo

Aqueça o fio de azeite e adicione a carne moída até que perca o tom avermelhado. Em seguida, coloque cebola, alho e sal. Mexa até que dourem e adicione os demais ingredientes picadinhos.

Cubra tudo com água e deixe cozinhar até que os legumes fiquem moles. Bata no liquidificador e sirva.

 

Fonte

Nutricionista Samanta Brito, da clínica Estima Nutrição– CRN/3 46158