Cromo: o que é, para que serve e porque ajuda a emagrecer

27 de novembro de 2018

|

POR Gabriele Amorim

O cromo tem sido muito utilizado como suplemento alimentar a fim de promover ganho de massa muscular e perda de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. Conheça mais sobre o mineral, como funciona e contraindicações.

O que é cromo?

Cromo é um mineral essencial e, atualmente, conhecido por auxiliar a diminuição da formação de colesterol e melhora de quadros de diabetes tipo 2 devido à sua ativa participação no metabolismo de carboidratos, aumentando a tolerância à glicose.

Quando associado à prática de exercícios físicos regulares, o cromo pode proporcionar redução de peso. Por estimular a sensibilidade à insulina, pode influenciar também o metabolismo proteico, promovendo maior ganho muscular.

Para que serve?

Esse importante mineral potencializa os efeitos da insulina, responsável pela distribuição do açúcar no corpo. Portanto, sua deficiência na dieta contribui para a intolerância à glicose.

Há também uma redução na sensibilidade da ação da insulina, o que, consequentemente, leva à diminuição da saciedade, da necessidade de comer pães e doces e até da ansiedade.

Por ser eliminado pelo suor, pessoas que praticam atividades intensas e que têm sudorese excessiva podem apresentar deficiência.

Por que cromo emagrece?

O cromo ajuda a emagrecer pois faz com que o organismo utilize mais carboidratos como fonte de energia e absorva mais proteínas, ajudando na redução da glicemia, ganho de massa muscular e perda de peso, principalmente na região abdominal.

Além disso, ele auxilia na diminuição da vontade de comer doces e aumenta a saciedade.

Como usar

A substância pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, frutas, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas e levedo de cerveja.

Se houver necessidade, pode ocorrer suplementação, sempre indicada e prescrita por um profissional adequado.

Contraindicações

A ingestão de altas doses de cromo pode ocasionar deficiência nutricional relativa ao ferro, pois os dois minerais utilizam a mesma substância para serem transportados. Contudo, não há evidências científicas significativas sobre o assunto.

Efeitos colaterais

Os efeitos prejudiciais quanto à suplementação com cromo podem incluir distúrbios do sono, alterações de humor, dores de cabeça e até perda de minerais.

Onde comprar e quanto custa o picolinato de cromo?

Se precisar suplementar cromo, procure um profissional da área para obter a prescrição adequada.

A embalagem com 60 cápsulas de picolinato de cromo custa em média R$ 25 e pode ser encontrada em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais.

 

Fontes

Nutricionista Angelica Grecco, do Instituto EndoVitta – CRN 26.241

Nutricionista Giovanna Oliveira, do Instituto Brasileira de Nutrição Funcional – CRN 38.649