Café Marita emagrece mesmo? Veja propriedades e se vale a pena tomar

Atualizado em 08 de outubro de 2019

|

Café Marita é um suplemento em pó que une diversos produtos termogênicos em um só preparo. A principal promessa é potencializar o processo de emagrecimento por meio da redução de absorção de gordura pelo organismo.

Veja a seguir mais informações sobre a bebida, seus benefícios e quais cuidados tomar na hora do consumo.

Tipos

Elaborado pela Rede Fácil Brasil, uma empresa de vendas diretas de produtos saudáveis, o Café Marita 3.0 é o produto mais famoso no portfólio da marca. Trata-se da mistura de um café solúvel com psyllium em pó, erva-mate e aroma de garcinia mangostana. Já o Café Marita 6.0 tem romã, guarará, acerola, menta, cúrcuma e óleo de coco em sua formulação.

A marca também comercializa balas e cookies com a promessa de benefícios termogênicos e funcionais para o organismo.

Tabela de propriedades e registro na Anvisa

Em julho de 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, distribuição e publicidade de produtos fabricados pela empresa Florestal Alimentos S/A e World Blend Master Alimentos Ltda. Na época, foram citados Bala Verde Marita Green e Café Marita Burn + Control 100g e Café Marita Memory 100g.

Segundo comunicado emitido pelo órgão, na Bala Verde Marita Green haviam substâncias que não possuíam registro e que não passaram pelos testes de segurança da Agência. No caso do Café Marita, haviam fitoterápicos que comprometiam o enquadramento e uso como alimento.

No entanto, há o registro na Anvisa nº 6.3151.0003.001-7,  em produtos com Alegações de Propriedade Funcional e/ou de Saúde – NACIONAL, como um alimento que auxilia na redução da absorção de gordura, desde que seja associado a uma rotina equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Uma porção de 4,5 g do Café Marita 3.0, o que equivale a uma colher de chá, contém 10 kcal; 1,7 gramas de carboidratos; 0,6 gramas de proteína e 1,5 g de fibras alimentares.

Benefícios dos principais componentes

Café

A cafeína é um ingrediente já difundido pela ciência como benéfico para o organismo, visto que reduz o sono, melhora a melhora a concentração e o desempenho em atividades do dia a dia. Ela também pode agir como termogênico natural, estimulando o metabolismo e contribuindo indiretamente com perda de peso.

A cafeína também pode otimizar a lipólise, processo o qual o corpo utiliza gordura corporal como fonte de energia, mas isso só acontece quando o contexto todo é favorável, ou seja, quando a alimentação é equilibrada e existe uma rotina de exercícios físicos.

A ciência tem relacionado a cafeína com a diminuição do risco de demência por Alzheimer, porém isso está sendo contestado pois ainda há poucos estudos sobre a relação. Todavia, há um caminho promissor pela frente.

Psyllium

O psyllium é uma fibra vegetal ótima para o tratamento de constipação, síndrome do intestino irritável e outras condições de saúde.

Ele ainda pode aumentar a saciedade durante as refeições e ajudar na diminuição da absorção de glicose no intestino, dessa forma, evitando o pico de açúcar no sangue e o acúmulo de gordura no organismo.

O consumo de fibras é essencial para o bom funcionamento do organismo e da imunidade.

Erva-mate

A erva-mate tem um componente, que se chama xantina, que potencializa o efeito da cafeína. Por isso, há efeito de saciedade e controle da fome.

Além disso, a bebida é rica em antioxidantes, que reduzem a ação dos radicais livres, atenuando possíveis inflamações no organismo.

Garcínia

A garcínia tem um componente, chamado ácido hidroxicítrico, ligado a efeitos positivos no controle da saciedade. Também é rica em antioxidantes e anti-inflamatórias.

Café Marita emagrece?

O processo de emagrecimento é fruto de uma junção de fatores, e uma bebida, ainda que prometa ser funcional, não é responsável isoladamente pela perda de peso. Embora possa dar um gás no metabolismo, o suplemento jamais faria o trabalho sozinho.

Efeitos colaterais

Os riscos de consumir o Café Marita são os mesmos de beber o café tradicional em excesso, visto que seus componentes termogênicos podem causar efeitos como:

  • Insônia
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Gastrite
  • Taquicardia

A dica é não exagerar e seguir a recomendação do fornecedor e do médico responsável.

Quem não deve tomar?

Pessoas que tem problemas com cafeína pura precisam evitar o Café Marita, pois ele contém componentes termogênicos que podem afetar ainda mais o funcionamento do organismo do indivíduo.

Nessa lista estão:

  • Pessoas com ansiedade, que precisam tomar calmantes ou ansiolíticos
  • Quem tem problemas de coração
  • Pessoas com hipertireoidismo
  • Pessoas com gastrite ou outros problemas no estômago
  • Crianças
  • Gestantes
  • Lactantes

Como consumir?

Segundo recomendação da marca, a bebida pode ser consumida quente ou fria duas a três vezes ao dia. A dose recomendada é de uma colher de chá rasa ou a medida da colher dosadora do produto dissolvida em 250 ml de água ou leite.

Ainda segundo comunicados na internet de revendedores do Café Marita, hipertensos e gestantes podem consumir os produtos somente com o aval do médico.

Onde encontrar?

É possível encontrar produtos Café Marita pela internet ou em algumas lojas de produtos naturais. O preço de uma lata com 100 g varia entre R$ 60 e R$ 70.

 

Fonte

Nutrólogo e clínico Roberto Navarro – CRM 78392/SP