Alimentos que saciam a fome: 14 opções que ajudam a emagrecer

Atualizado em 22 de janeiro de 2019

|

O que você come determina quão cheio você se sente e não o quanto. Isso ocorre pois cada alimento afeta sua saciedade de maneira diferente: alguns podem afastá-la por poucos minutos, enquanto outros são capazes de te manter cheio por horas, o que ajuda a perder peso em longo prazo. A seguir, saiba quais são os alimentos saciam fome:

Alimentos que saciam a fome

Saciedade é um termo usado para explicar o sentimento de plenitude e perda de apetite que acontece depois de comer.

Os alimentos que tiram a fome tendem a ter as seguintes características:

  • Alto teor de proteínas: este macronutriente altera os níveis de vários hormônios da saciedade;
  • Muitas fibras: fibras fornecem volume no estômago e ainda retardam o esvaziamento do estômago, bem como aumentam o tempo de digestão, o que contribui positivamente para se sentir satisfeito.
  • Volume alto: alguns alimentos contêm muita água ou ar, o que também pode ajudar na saciedade.

Oleaginosas

O mix de oleaginosas – como os que contém castanha-de-caju, castanha-do-Pará, pistache, amêndoas, macadâmia, castanha-de-baru e nozes – são fontes de gorduras boas que apresentam alto poder de saciar.

Mix de sementes de girassol e abóbora

Ricas em proteína vegetal, elas são altamente nutritivas e ainda prolongam a sensação de saciedade.

Snack de grão de bico

O grão de bico é rico em triptofano, aminoácido que aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e reduz a fome).

Edamame

Essa leguminosa é rica em proteína de origem vegetal e fibras, que fornecem bastante saciedade.

Barras e shakes proteicos

Graças ao alto teor de proteína, são excelentes opções para aumentar a afastar a fome por mais tempo.

Chips de coco

Chips de coco é uma excelente opção entre os alimentos que dão saciedade, já que é fonte de gorduras boas e fibras.

Ameixa

A ameixa é rica em fibras que otimizam o trânsito intestinal, ajudando na formação do bolo fecal, e aumentam o tempo de digestão, o que prolonga a saciedade.

Maçã

A maçã possui grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras. As últimas, por sua vez, prolongam a sensação de saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

Aspargo

Como tem poucas calorias, o aspargo é excelente para quem está de dieta. Ainda por cima, sua boa quantidade de fibras prolonga a saciedade e auxilia o funcionamento do intestino.

Frutas cítricas

Sua composição é repleta de água e fibras, o que faz com que elas sejam boas para manter a fome sob controle. Além disso, as frutas cítricas ajudam na hidratação e têm poucas calorias.

Mamão

Devido ao seu baixo valor calórico e às fibras na constituição, o mamão auxilia no processo de emagrecimento ao dar mais saciedade e, assim, prolongar o espaço entre as refeições.