Alimentos que ajudam a emagrecer: 7 que tiram a fome e secam barriga

12 de setembro de 2018 ● POR Ligia Lotério

Vamos ser sinceros: perder peso pode ser muito difícil, especialmente com uma ampla gama de pratos deliciosos — e calóricos — disponível, além do estresse e da insônia que frequentemente abatem a vida cotidiana. Uma estratégia para tornar a tarefa mais fácil é apostar em alimentos que ajudam a emagrecer.

Embora eles não façam milagres, já que apenas um item não é capaz de gerar uma real perda de peso, sua associação com atividades físicas e cardápio saudável pode potencializar resultados.

7 alimentos que ajudam a emagrecer

Maçã

A maçã é um dos alimentos que emagrecem mais recomendados por nutricionistas, já que tem grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais. Falando especialmente das fibras, elas prolongam a sensação de saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

Aspargo

Como tem poucas calorias, o aspargo é excelente para quem está de dieta. Ainda por cima, sua boa quantidade de fibras prolonga a saciedade e auxilia o funcionamento do intestino.

Queijo cottage

O queijo cottage é um dos alimentos que ajudam a emagrecer por ser rico em proteínas, que auxiliam na construção de músculos e afastam a fome.

A dica, neste caso, é optar pelas versões com menos gordura.

Iogurte grego

Assim como outros iogurtes, o grego faz bem pela grande quantidade de proteínas capazes de te manter satisfeito por mais tempo.

Um estudo da Universidade de Navarra, da Espanha, descobriu que quem consume uma porção de iogurte coado todos os dias tem 20% menos chance de apresentar sobrepeso e 38% menos risco de se tornar obeso.

Opte pela “versão grega”, que é melhor porque possui mais proteínas e menos açúcares do que a tradicional.

Batata yacon

A batata yacon é um tubérculo de baixo índice glicêmico, o que significa que não provoca drásticos picos de glicose no sangue e não contribui com o desenvolvimento de gordura localizada.

Além disso, sua composição tem fibras que formam um gel que “enche” o estômago, afastando a fome.

Porém, é preciso estar atento à quantidade, já que exageros podem não ser benéficos ao emagrecimento.

Frutas cítricas

Devido à composição repleta de água e fibra, as frutas cítricas são boas para manter a fome sob controle e dar aquela força à hidratação. Para completar, elas têm poucas calorias.

Feijões

O feijão faz bem e é um dos alimentos que ajudam a emagrecer porque possui proteínas que são lentamente metabolizadas, contribuindo com a perda de peso. Além disso, esse alimento contém diversos nutrientes, como ferro, potássio e zinco.